Redes Sociais

Cidades

Esap inaugura estação de tratamento de esgoto de Duplo Céu

Cerca de dois mil moradores do distrito de Palestina serão beneficiados com o funcionamento desta ETE

Publicado há

em

Prestes a completar 10 anos de concessão dos serviços de água e esgoto de Palestina, a Esap inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 21 de junho, a Estação de Tratamento de Esgoto de Duplo Céu, passando de 83 para 95% a coleta, afastamento e tratamento de esgoto do município. Participaram da cerimônia de inauguração secretários, vereadores, imprensa, colaboradores da Esap, prefeito, vice-prefeito e moradores de Duplo Céu.

Neste período, a concessionária já investiu cerca de R$ 7 milhões com construções de redes de água e esgoto, novos poços, modernização no sistema de distribuição de água e adequações na Lagoa de Tratamento de Esgoto e também a construção desta ETE que beneficiará 2 mil moradores do distrito que conviviam com esgoto a céu aberto.

Segundo a gerente operacional da Esap, Mirian Sampaio, a nova ETE utiliza tratamento por via biológica com remoção terciária e eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 90%. O rio no qual o esgoto tratado é lançado tem baixa vazão e, por isso, exige uma tecnologia com maior remoção de matéria orgânica. “É uma das mais modernas tecnologias de tratamento de esgoto”, afirma. Segundo o diretor da Esap, Eduardo Caldeira, os serviços de saneamento básico são considerados essenciais, e é a partir deles que ocorre a promoção das condições mínimas de desenvolvimento social e econômico. “Ter saneamento básico de qualidade significa ter um dos mais importantes meios de prevenção de doenças e proporciona para a cidade um cenário propício para receber novos investimentos, novos empreendimentos”, explica.

Em discurso, o prefeito de Palestina Fernando Luis Semedo, afirmou que esta é uma das principais obras para o desenvolvimento do município nos últimos anos. Para o vereador Antonio Mendes, morador de Duplo Céu há 61 anos, a chegada desta Estação trará muito desenvolvimento para o distrito. O secretário de Saúde de Palestina,  Fábio Nunes Cortez, destacou o quanto é importante para os moradores de Duplo Céu poderem contar com um saneamento básico de qualidade depois de conviver décadas com esgoto a céu aberto. “Saneamento é sinônimo de saúde”, disse. Flavio de Sousa Santos, que também é vereador e morador do distrito, considera que a ETE é uma grande conquista para os moradores da cidade. A estação está em fase de pré-operação e tem capacidade para tratar 5 litros de esgoto por segundo. 

AS MAIS LIDAS