Redes Sociais

Cidades

Saúde prorroga vacinação contra gripe até 23 de junho

Campanha até o momento imunizou 77.888 pessoas dos grupos prioritários, 75,30% de um total estimado em 103.438 moradores. Entretanto, o Ministério da Saúde pretendia um resultado de 90% de cobertura

Publicado há

em

A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até dia 23, por não ter atingido resultado satisfatório para o Ministério da Saúde. A campanha, realizada de 17 de abril a 9 de junho,  imunizou 77.888 pessoas dos grupos prioritários, 75,30% de um total estimado em 103.438 moradores,  e para os quais o Ministério da  Saúde pretendia um resultado de 90% de cobertura. No total, foram vacinados 109.980 moradores de Rio Preto. A campanha foi prorrogada até o dia 23 de junho. Agora, com o estoque remanescente de 22.940 doses, Rio Preto vai estender a vacinação para pessoas nas faixas etárias entre 55 e 59 anos, grupo incluído esta semana na estratégia de vacinação pela Secretaria de Estado da Saúde. Esse novo grupo tem população de 23 mil pessoas.

Entre os grupos com meta, o melhor resultado continua com as puérperas, com 87,34%, seguido dos profissionais da saúde, com 80,87%, e dos idosos, com 79,74%. A pior cobertura está com as gestantes, 56,54%, seguida das crianças, com 62,49%. Neste ano, a campanha adotou a vacina trivalente, que protege contra os vírus da Influenza A, Influenza B e Influenza H1N1. Na última semana da campanha, o Ministério da Saúde havia liberado a vacina para toda a população. Contudo, o Estado de São Paulo não seguiu a orientação, considerando que o estoque era insuficiente para atender a todos. Vejam abaixo os grupos aos quais se destinam a campanha:

Grupos Prioritários de Vacinação

·        Crianças menores de 5 anos

·        Gestantes

·        Puérperas

·        Idosos (60 anos ou mais)

·        Trabalhadores de Saúde (com comprovação)

·        Profissionais de Educação (comprovação)

·        Portadores de Doenças Crônicas/Comorbidades (com prescrição médica)

Outros grupos no Estado de São Paulo

·        Policiais civis e militares (estadual/federal)

·        Funcionários Poupa Tempo

·        Funcionários Defesa Civil

·        Funcionários dos Correios

·        Funcionários do Judiciário (Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria e Tribunais de Justiça)

·        Cuidadores de idosos

·        Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua

.        Doadores de sangue e medula

.        Funcionários limpeza urbana

·        Coletadores de resíduo

Inclusão a partir de 12 de junho

·        Pessoas de 55 a 59 anos

Temos no município 22.940 doses em estoque. A população estimada de pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos é de 23 mil pessoas.

AS 10 MAIS LIDAS