Redes Sociais

Cidades

Estado intensifica vacinação de adolescentes contra HPV

Em Rio Preto, a Secretaria Municipal de Saúde já intensificou a vacinação contra a doença, levando as vacinas às escolas públicas e privadas desde o início do ano, com o objetivo de ampliar a cobertura vacina

Publicado há

em

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo está promovendo ações para intensificar a vacinação de adolescentes contra HPV, hepatite B e doença meningocócica C. A campanha começou nesta segunda-feira, dia 24, e vai até o dia 28. No total, o estado distribuiu 758,6 mil doses das três vacinas entre os municípios paulistas.

Em Rio Preto, a Secretaria Municipal de Saúde já intensificou a vacinação contra HPV, levando as vacinas às escolas públicas e privadas desde o início do ano, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Com a volta às aulas, a ação continua. “É importante que os pais e responsáveis aproveitem o período das férias escolares para levar os filhos até a unidade de saúde mais próxima de sua casa para tomar a vacina”, disse Andreia Negri, gerente da vigilância epidemiológica.

No caso da vacina contra HPV, meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos com idades entre 11 e 14 anos podem ser vacinados. A vacina protege contra diversos tipos de cânceres, como o de colo de útero, pênis e boca. A vacinação é feita em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina contra a doença meningocócica C, infecção bacteriana aguda que atinge as membranas do sistema nervoso central, foi incluída, este ano, no calendário nacional de vacinação para adolescentes de 12 e 13 anos.

Já a vacina contra hepatite B prevista na campanha contempla todas as faixas etárias, com esquema vacinal de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda, e seis meses para a terceira. Para orientar sobre prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais, Rio Preto inicia campanha na próxima sexta-feira, 28, com ações de orientação, testes rápidos e vacinação. As 27 unidades de saúde do município possuem salas de vacinação, que funcionam das 7h às 16h30. Nas UBS do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 20h.

AS 10 MAIS LIDAS