Cidades
Fiscalização contra queimadas é intensificada
Desde o início do Plano de Combate aos Incêndios, em junho deste ano, as notificações da Secretaria de Serviços Gerais e da Secretaria de Meio Ambiente deram um salto. Foram emitidas 917 notificações de limpeza em junho, contra 432 em junho do ano passado, um aumento de 112%
A Defesa Civil e as secretarias de Serviços Gerais e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e do Grupamento Aéreo, intensificaram a fiscalização das ações de combate aos incêndios e queimadas em áreas urbanas e rurais do município.
Desde o início do Plano de Combate aos Incêndios, em junho deste ano, as notificações da Secretaria de Serviços Gerais e da Secretaria de Meio Ambiente deram um salto. Foram emitidas 917 notificações de limpeza em junho, contra 432 em junho do ano passado, um aumento de 112%. Dessas notificações, aproximadamente 10% se tornaram multas.
“Importante lembrar que o morador que não limpar o terreno, ou cortar o mato mas não recolher as sobras de vegetação, pode ser multado em R$ 550; se houver reincidência o valor dobra. É muito importante que as pessoas fiquem atentas, pois além da multa, as queimadas causam transtornos. Uma vez que o fogo começa o meio ambiente é afetado, a qualidade do ar piora e ainda há risco de ferimentos e intoxicação pela fumaça”, afirma o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, Carlos Lamin.
O diretor lembra ainda que, além das multas por deixar o terreno sujo, as pessoas que colocam fogo nessas áreas também cometem infração. A fiscalização é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e nesse caso a multa é ainda maior, equivalente a dois salários mínimos, ou R$ 1.874.
Só em junho deste ano, 48 notificações foram emitidas pela Secretaria do Meio Ambiente. Dessas notificações, quatro se transformaram em multas. Durante todo o ano foram 60 notificações e seis multas aplicadas.
Prevenção e conscientização
Para conscientizar a população e evitar focos de incêndio a Defesa Civil em parceria com a professora doutora do departamento de Zoologia e Ecologia da Unesp de Rio Preto disponibilizarão palestras curtas para grupos de moradores, associações, empresas e estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e os riscos que a fumaça traz à saúde.
“É muito importante a conscientização da população sobre todos os riscos e os males que a fumaça traz. Queimar o mato da frente de casa é muito perigoso, nocivo a saúde e ainda é proibido”, explicou a professora.
Confira as dicas
– Não jogar bitucas de cigarro em rodovias e terrenos baldios
– Não queimar o lixo
– Não usar o fogo para limpar terrenos e quintais
– Acionar a Secretaria de Serviços Gerais para roçar mato de terrenos de áreas públicas
– Denúncias: fone 153 (ligação gratuita e não precisa se identificar)
Números:
Multas e Notificações aplicadas por limpeza de terrenos (Serviços Gerais)
Notificações de Limpeza de Terrenos emitidas de 01/01/2016 à 30/06/2016……………….. 4.288
Notificações de Limpeza de Terrenos emitidas de 01/01/2017 à 30/06/2017……………….. 5.554
Notificações emitidas somente no mês de junho de 2016………. 432
Notificações emitidas somente no mês de junho de 2017………. 917
Multas e Notificações aplicadas por queimadas em áreas urbanas (Meio Ambiente)
Mês Notificações Multas
Jan 1 0
Fev 2 2
Mar 4 0
Abr 3 0
Mai 2 0
Jun 48 4
TOTAL 60 6
- Política2 dias
Pres. do Sindicato dos Médicos é exonerada de cargos comissionados
- Cidades2 dias
Criança de apenas 7 anos morre durante atendimento em Rio Preto
- Nacional2 dias
Menina de 4 anos morre após ser esfaqueada pela irmã em SC
- Política2 dias
Prefeito veta proposta que proíbe venda de escapamentos barulhentos