Redes Sociais

Cidades

Rio Preto adere ao programa de desenvolvimento sustentável da ONU

Município é o segundo do Estado de São Paulo que irá aplicar o conceito de sustentabilidade em boas práticas sociais até o final de 2030

Publicado há

em

Rio Preto aderiu ao programa de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê o cumprimento de 17 objetivos até o final de 2030. A primeira cidade a aderir ao programa foi São Paulo. O primeiro passo da Prefeitura de Rio Preto para adesão foi a assinatura do decreto nº 17.792/2017, pelo prefeito Edinho Araújo, que criou a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Desde então, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável por coordenar o grupo composto por representantes das secretarias e órgãos municipais e 25 representantes da sociedade civil, vem trabalhando nesta implantação.

De acordo com a secretária da pasta, Kátia Penteado, os membros da administração municipal já foram selecionados e estão em fase de levantamento de informações para abastecer os primeiros debates da comissão. “Trabalhamos na integração das secretarias, seguindo uma característica da atual gestão e cumprindo o que é inerente à Comissão e ao cumprimento desses ODSs. Um diagnóstico está sendo feito para avaliar o que já cumprimos dentro de nossas políticas públicas e quais as necessidades para cumprimento das metas de sustentabilidade até 2030”, conta a gestora.

Kátia ainda adianta que a pasta está desenvolvendo o plano de trabalho com critérios para realização do chamamento público que visa o preenchimento das vagas destinadas à sociedade civil. “Trata-se de um plano complexo, para o qual estamos buscando as melhores referências. Mesmo assim, a expectativa é que a comissão esteja devidamente formada e empossada, já pronta para atuar, em meados de outubro”, completa.

Rio Preto é a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a aderir os ODSs, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.

O município assumiu a responsabilidade de aplicar o conceito de sustentabilidade em boas práticas que envolvem poder público, empresas, organizações e comunidade em geral. Os 17 objetivos são: Erradicação da pobreza, Fome Zero, Boa saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água limpa e Saneamento, Energia acessível e limpa, Emprego digno e Crescimento econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Vida de baixo d'água, Vida sobre a terra, Paz, Justiça e Instituições fortes e Parcerias em prol das metas.

 

 

AS MAIS LIDAS