Cidades
Rio Preto adere ao programa de desenvolvimento sustentável da ONU
Município é o segundo do Estado de São Paulo que irá aplicar o conceito de sustentabilidade em boas práticas sociais até o final de 2030

Rio Preto aderiu ao programa de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê o cumprimento de 17 objetivos até o final de 2030. A primeira cidade a aderir ao programa foi São Paulo. O primeiro passo da Prefeitura de Rio Preto para adesão foi a assinatura do decreto nº 17.792/2017, pelo prefeito Edinho Araújo, que criou a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Desde então, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável por coordenar o grupo composto por representantes das secretarias e órgãos municipais e 25 representantes da sociedade civil, vem trabalhando nesta implantação.
De acordo com a secretária da pasta, Kátia Penteado, os membros da administração municipal já foram selecionados e estão em fase de levantamento de informações para abastecer os primeiros debates da comissão. “Trabalhamos na integração das secretarias, seguindo uma característica da atual gestão e cumprindo o que é inerente à Comissão e ao cumprimento desses ODSs. Um diagnóstico está sendo feito para avaliar o que já cumprimos dentro de nossas políticas públicas e quais as necessidades para cumprimento das metas de sustentabilidade até 2030”, conta a gestora.
Kátia ainda adianta que a pasta está desenvolvendo o plano de trabalho com critérios para realização do chamamento público que visa o preenchimento das vagas destinadas à sociedade civil. “Trata-se de um plano complexo, para o qual estamos buscando as melhores referências. Mesmo assim, a expectativa é que a comissão esteja devidamente formada e empossada, já pronta para atuar, em meados de outubro”, completa.
Rio Preto é a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a aderir os ODSs, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.
O município assumiu a responsabilidade de aplicar o conceito de sustentabilidade em boas práticas que envolvem poder público, empresas, organizações e comunidade em geral. Os 17 objetivos são: Erradicação da pobreza, Fome Zero, Boa saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água limpa e Saneamento, Energia acessível e limpa, Emprego digno e Crescimento econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Vida de baixo d'água, Vida sobre a terra, Paz, Justiça e Instituições fortes e Parcerias em prol das metas.
Cidades11 horasMenino de 9 anos morre em capotamento em vicinal na região de Rio Preto
Cidades1 diaJovem morre após oito dias internado após acidente na região
Cidades12 horasEscola municipal de Rio Preto tem fiação furtada durante a madrugada
Cidades1 diaMulheres são agredidas em briga de vizinhos em Rio Preto



