Cidades
Rio Preto tem atividades de promoção de segurança no trânsito voltadas a todas as idades
O Projeto Semear, por exemplo, levas às creches e escolas atividades lúdicas que sensibilizam crianças de 3 a 6 anos para as questões relativas ao trânsito. Entre 7 e 11 anos, a abordagem é feita na Minicidade do Trânsito
Em Rio Preto, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança trabalha com empenho no tripé fiscalização, engenharia e educação de trânsito, que norteia as políticas públicas de mobilidade urbana. Sobre o último quesito, o Departamento de Educação para o Trânsito desenvolve atividades permanentes e regulares, voltadas a todos os públicos. “Sabemos que a mudança de comportamento é um resultado que vem com o tempo, a partir da conscientização e atividades educativas. Nosso objetivo é garantir o direito das pessoas de ir e vir com segurança e respeito”, comentou o engenheiro responsável pela área, Pedro Romeiro.
O Projeto Semear, por exemplo, levas às creches e escolas atividades lúdicas que sensibilizam crianças de 3 a 6 anos para as questões relativas ao trânsito. Entre 7 e 11 anos, a abordagem é feita na Minicidade do Trânsito. Em meio a semáforos, placas e réplicas adaptadas de prédios públicos como o Paço Municipal e a Biblioteca os pequenos aplicam a teoria transmitida em sala de aula. Já com adolescentes de 12 a 17 anos, desenvolve-se o Teatrânsito, projeto cujas vivências de trânsito são incentivadas a partir de pesquisa e peças teatrais. As montagens são apresentadas especialmente na Semana Nacional do Trânsito, celebrada em setembro.
O público adulto é alvo de diversas ações pontuais, como blitz educativas, palestras e SIPATs, Semana Interna de Prevenção de Acidentes em empresas. O Trânsito com a Melhor Idade, por sua vez, leva ao público a partir de 60 anos bate-papos e sorteios com foco em segurança e respeito entre motoristas e transeuntes. Romeiro lembra que a fiscalização eletrônica por meio de radares é também uma medida educativa. “Eles são instrumentos que promovem mudança imediata de comportamento. Não queremos multar ninguém, mas garantir a segurança das pessoas, além de promover conscientização e a boa convivência no trânsito”, completa.
Os radares são implantados a partir de dados e estudos técnicos que analisam e apontam pontos críticos no trânsito do município. Quando há a necessidade de serem implantados, o processo acontece com publicidade, de modo que a população tome conhecimento e possa se condicionar.
- Cidades2 dias
Homem morre após cair de escada em desembarque no aeroporto de Rio Preto
- Cidades2 dias
Carro destrói parede e portas de farmácia em Rio Preto e motorista foge
- Cidades2 dias
Homem linchado após se jogar sobre bebê morre no hospital em Rio Preto
- Cidades2 dias
Professor detém por conta própria ladrão de hidrômetros em Rio Preto