Redes Sociais

Cidades

Centro Cultural leva nome de Manoel Antunes

Inauguração do espaço instalado na região Norte de Rio Preto será a partir das 19h30

Publicado há

em

O bairro Eldorado ganha nesta sexta-feira, dia 4, um Centro Cultural que vai levar o nome do ex-prefeito de Rio Preto, Manoel Antunes, que morreu em março deste ano. A inauguração está prevista para as 19h30. O projeto foi desenvolvido pelo mesmo grupo que instalou no bairro Boa Vista um espaço semelhante, que leva o nome de Roberto Vasconcelos, e que é ligado ao PT (Partido dos Trabalhadores).

O objetivo do centro é oferecer atividades culturais, educacionais e de assistência social e jurídica especialmente para moradores da região Norte de Rio Preto. Já neste sábado, dia 5, primeiro dia de atividades, o centro vai promover na praça que fica em frente à sede uma feira de produtos orgânicos e hortifrútis. Das 7h às 9h serão feitas matrículas para aulas de capoeira, yoga, break, percussão, violão e balé (para atender a crianças a partir dos três anos).

No período da tarde deve haver uma programação extensa, com brinquedos para crianças, roda de capoeira e apresentação da fanfarra da escola estadual Ivete Gabriel Atique. Para os adultos, os responsáveis pelo centro vão oferecer serviços de beleza.O professor de dança e produtor cultural Ricardo Alexandre Galhardo, 38 anos, disse que partiu dele a ideia de abrir o centro cultural no Eldorado para fazer com que os moradores da região norte tivessem acesso às mesmas oportunidades de quem mora em outras regiões da cidade.

“Aqui não tem centro artístico, cultural, político. É necessário trazer a quem mora nesta região os mesmos benefícios que vemos em outras partes de Rio Preto. Esperamos que este seja o primeiro passo para uma integração entre apopulação e as ações que vamos desenvolver. Era indispensável criar uma estrutura e estamos finalizando a nossa”, disse.

O deputado estadual João Paulo Rillo (PT) passou nesta quinta-feira, dia 3, pelo local para acompanhar o trabalho final de preparação da estrutura, que terá inclusive uma biblioteca. Para a inauguração nesta sexta-feira estão confirmadas as presenças da família de Manoel Antunes, de Rui Falcão, ex-presidente nacional do PT, de Carlos Árabe, secretário nacional de comunicação do partido e de Aílton Bertoni, ex-presidente do diretório petista em Rio Preto.

O autor da homenagem a Manoel Antunes, João Paulo Rillo, disse que a homenagem resgata iniciativas do ex-prefeito. “O Mané acreditava no esporte e na cultura como elementos de agregação comunitária e formação. Seus mandatos foram marcados por experiências nessas áreas, como as Infantíades e as Riopretíades, competições esportivas e artísticas que envolviam milhares de estudantes”, disse.

O deputado define o Centro Cultural como um projeto político-cultural que pretende apoiar e incentivar movimentos populares. Diretores do centro planejam atividades integradas com a escola estadual Ivete Gabriel Atique, que é separada do local por uma praça, onde querem promover ações recreativas.

O professor Manoel Antunes foi prefeito de Rio Preto por dez anos, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996 e tem no currículo político dois mandatos como vereador e em 2015, chegou a ocupar cadeira deputado federal como suplente. Manoel era professor e trabalhou nos Correios. Era casado com a professora NaziraJamalhá, e teve quatro filhas e dois netos.Manoel Antunes morreu na madrugada do dia 4 de março deste ano, no hospital Beneficência Portuguesa, devido a complicações pulmonares. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade desde o dia 22 de fevereiro e tinha 83 anos.

 

AS 10 MAIS LIDAS