Cidades
Em Rio Preto, Área Azul multa 380 motoristas por mês
No primeiro semestre deste ano foram registradas 2.284 multas pelas ruas e avenidas da cidade
Rio Preto registrou 2.284 multas por falta de cartão da Área Azul ou irregularidades quanto ao sistema rotativo de estacionamento, no primeiro semestre deste ano. Esse número de multas representa uma média de 380 autuações por mês. Atualmente, em toda a área central, são 3,6 mil vagas monitoradas por fiscais. Cada bilhete de área azul custa R$ 3,50, com tempo máximo de permanência de duas horas. Um valor baixo, se comparado com a multa por estacionar em desacordo com a regulamentação que é de R$195,23. Desde o ano passado este tipo de autuação passou a ser considerada grave, ao invés de infração leve. O motorista também perde cinco pontos na carteira de habilitação. No ano passado foram aplicadas 7.414 multas relacionadas à Área Azul, número que pode variar por conta de infratores que recorreram.
O vendedor Ângelo Vechiato Neto, de 26 anos, afirma que a cobrança dos cartões não traz benefícios aos usuários e questiona para onde é destinado o valor arrecadado com as multas. “Quando deixo o carro em um estacionamento, vou pagar sabendo que meu veículo está seguro. Agora qual garantia que tenho ao pagar a área azul? Nenhuma. O carro fica exposto a danos ou furtos. Qualquer avaria no automóvel o dono que arca com os custos. Não exijo que eles cuidem do carro como segurança. Mas ao notarem situações suspeitas, comuniquem as autoridades. E para onde vai o dinheiro arrecado? Agora começaram a recapear algumas ruas no centro, mas em alguns bairros a condição do asfalto é vergonhosa”, desabafa.
A psicóloga Patrícia Lima Matta entende que o serviço de rotatividade é uma boa opção para criar vagas na área central, mas relata presenciar com frequência irregularidades praticadas por motoristas e fiscais. “O bilhete diz vaga rotativa por duas horas, ou seja, depois do término do prazo o motorista deveria liberar a vaga. Mas é comum você ver no centro dois cartões preenchidos no mesmo veículo. Ao invés do fiscal autuar com notificação não, deixa o veículo na mesma vaga por quatro horas”, afirma.
O número dos avisos de infração, que são as notificações amarelas alertando a partir de qual horário o veículo poderá ser multado, gira em torno de 30 mil ao mês. O aviso é preenchido por fiscais da Área Azul quando o veículo comete algum tipo de infração relacionada ao sistema de estacionamento rotativo, sendo os mais comuns: ausência de cartão, preenchimento errado ou a lápis, colocação de mais de um cartão ao mesmo tempo e exceder o horário de permanência.
Cobrança por aplicativo
A Prefeitura de Rio Preto planeja substituir o atual sistema de cobrança da Área Azul por aplicativo de celular. De acordo com Vânia Pelegrini, presidente Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb), está em fase final de estudos para implantação. “Todo o sistema será apresentado pelo prefeito ainda com data a ser marcada. O usuário pode ficar tranquilo que a implantação do sistema será gradativa e em vários formatos, permitindo diversas formas de atuação e pagamento do cartão” explica.
Ainda de acordo com a presidente da Emurb, o processo de revitalização da Área Azul faz parte do plano de governo de Edinho Araújo. “Ele moderniza a cidade e permite que o objetivo da área azul seja alcançado, que é a rotatividade das vagas. Com medidas práticas e de fácil acesso a todos, iremos revitalizar esse segmento, democratizando ainda mais o estacionamento na via pública. Com isso, contribuiremos também com o comércio da área central e adjacências”, disse.
- Cidades2 dias
Homem é linchado após invadir comércio nu e se jogar sobre bebê, em RP
- Cidades2 dias
Família do vice-prefeito de Sud Mennuci faz registro de desaparecimento
- Cidades2 dias
Acidente com carro e caminhonete mata homem de 59 anos em Rio Preto
- Cidades2 dias
Adolescente pega o carro da mãe e causa acidente de trânsito em Rio Preto