Redes Sociais

Cidades

Grupo Engasga Gato traz espetáculo Página 469 a Rio Preto

Peça que aborda as vivências e a solidão que atravessa os centros urbanos será apresentada sexta-feira, dia 18, às 11h30, no Calçadão

Publicado há

em

Chega a São José do Rio Preto esta semana o Projeto “Circulação Página 469: Atravessamentos Urbanos”, que compreenderá uma apresentação teatral e um intercâmbio artístico com a Cia. Cênica, de nossa cidade.

O grupo teatral Engasga Gato, de Ribeirão Preto, que é quem realiza esse projeto junto com a Cooperativa Paulista de Teatro, foi contemplado pelo Edital Programa de Incentivo a Cultura 2016, e está circulando por 10 municípios de 08 regiões diferentes do Estado de São Paulo. Além de São José do Rio Preto, estão sendo atingidos Suzano, Santos, Sorocaba, Caraguatatuba, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes e São Paulo (em São Miguel Paulista, zona leste da cidade).

O espetáculo Página 469 aborda as vivências e a solidão que atravessa os centros urbanos, e sua linguagem parte da articulação das noções de Teatro de Invasão, e da noção de Cidade como Dramaturgia. 

     Nele, uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio, um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha.  A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade.

Já o intercâmbio Atravessamentos Urbanos é realizado com um grupo teatral de cada município parceiro a fim de trocar experiências e questionamentos acerca do teatro de rua e da produção teatral do Estado de São Paulo.

Os grupos parceiros são: Cia. Cênica (São José do Rio Preto), Cia. do Escândalo (Mogi das Cruzes), Trupé de Teatro (Sorocaba), Trupe Olho da Rua (Santos), Grupo Buraco d'Oráculo (São Paulo), Grupo Contadores de Mentira (Suzano),  Cia. Popatapataio de Teatro (Caraguatatuba)Grupo Matula Teatro (Campinas), Grupo Andaime Teatro (Piracicaba) e Grupo Rosa dos Ventos (Presidente Prudente).

Ao final da execução do projeto será produzido um mini-documentário sobre esta realização, que terá veiculação livre nos diversas mídias e redes sociais.

 

Serviço

Intercâmbio Atravessamentos Urbanos
Data: 17 de agosto
Local: Sede da Cia. Cênica, na Av. das Hortências – nº 263,  Jardim Seixas.
Horário: 19h30

Apresentação Espetáculo PÁGINA 469
Data: 18 de agosto
Local: Siqueira Campos (Calçadão)
Horário: 11h30

AS MAIS LIDAS