Redes Sociais

Cidades

Guarda Municipal intensifica fiscalização e promove campanha contra o uso de cerol

Soltar pipa com cerol ou linha chilena é crime previsto no Código Penal Brasileiro e regulamentado pela Lei Municipal; Escolas municipais vão participar de ação educativa

Publicado há

em

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Preto intensificou as ações de combate ao uso do cerol e da linha chilena, feita com cola de madeira e óxido de alumínio e que corta quatro vezes mais que o cerol tradicional. Tendo em vista as férias escolares e a chegada dos ventos de inverno, desde julho as atividades de conscientização e patrulhamento foram reforçadas. “Muitas vezes somos acionados via denúncias [que podem ser anônimas] pelo 153, telefone de emergência da Guarda Municipal. O chamado é aberto e vamos até o local em busca, principalmente, de pais e responsáveis”, explica o coordenador operacional, Victor Cornachioni.

Os agentes da GCM orientam, primeiramente, quanto aos riscos do uso do cerol e da linha chilena, explicando os problemas que elas causam na rede elétrica, podendo ocasionar comprometimento no fornecimento de luz de todo um bairro. Ainda mais importante são os alertas sobre saúde, uma vez que o cerol pode fazer vítimas desde lesão corporal até morte.

Agora em agosto, as escolas municipais serão alvo de campanha educativa por meio de orientações da Guarda. Ao longo deste ano, já foram recolhidos mais de 60 carretéis de linha de pipas com cerol.

“Felizmente, houve uma diminuição drástica no uso do cerol. Mesmo assim, o objetivo é zerar, porque é uma questão muito grava. Toda a família precisa ter consciência disso”, ressalta Cornachioni.

Soltar pipa com cerol ou linha chilena é crime previsto no Código Penal Brasileiro e regulamentado pela Lei Municipal nº 10.842/2010. A pessoa que cometer o crime está sujeita a multa de meio salário mínimo, quantia que dobra em casos de reincidência. A Polícia Militar, que trabalha em parceria com a Guarda Municipal, também pode ser chamada para acompanhar ocorrência deste tipo.

AS 10 MAIS LIDAS