Cidades
Festival de Música da Fundação Casa será em Rio Preto
Jovens que cumprem medida socioeducativa em Rio Preto, Araçatuba, Irapuru, Marília, Mirassol, Lins, Tanabi e Marília participam do festival que será realizado nesta terça-feira, dia 26
Os jovens do Projeto Guri, maior – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – dos centros que pertencem à Divisão Regional Oeste se preparam para o maior evento musical da Fundação Casa – o MUSICASA. O festival será realizado nesta terça-feira, dia 26, no Sesc de Rio Preto e contará com a participação de 114 adolescentes que cumprem medida de internação nos Casas: Mirassol (Mirassol), Marília (Marília), Vitória Régia e Rio Dourado (ambos em Lins), Tanabi (Tanabi), Rio Preto (Rio Preto), Araçatuba, Aracá (ambos em Araçatuba) e Irapuru I e II (ambos em Irapuru). O repertório é composto por canções próprias ou releituras de grandes sucessos da música popular brasileira, rap, samba, dentre outros gêneros.
De acordo com o gerente de arte e cultura da Fundação Casa, Wellington Araújo, o mais importante é que reconheçam e valorizem as aulas que recebem como parte de sua formação pessoal, afinal, o evento é de natureza educativa. “Não pretendemos que os adolescentes pensem que serão artistas, não é nosso objetivo e não queremos despertar esta ilusão. Queremos que eles tenham a experiência de apresentar-se num palco prestigiado e que levem o resultado do aprendizado que tiveram com seus professores”, comentou.
Funcionários da Fundação CASA e educadores de organizações parceiras, como projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa também podem participar das apresentações dos jovens. O tema deste ano é Educação e Música.
Calendário do Festival
O evento foi realizado em 19 de setembro em Araraquara e contou os CASAs: Taquaritinga, Araraquara, Sertãozinho, Franca e Batatais e dois centros localizados em Ribeirão Preto, o CASA Cândido Portinari e Rio Pardo. Depois de São José do Rio Preto, o festival segue para São Paulo com apresentações no dia 3 de outubro com os centros: João do Pulo, Tâmisa, Jd. São Luiz I, Nova Aroeira, Nova Vida, Bragança Paulista, Atibaia, Sorocaba III, Vila Conceição e Tapajós. Já no dia 10 de outubro será a vez dos Casas: Novo Tempo, Lorena, Guayi, Arujá, Jequitibá, Guarujá, Maestro Carlos Gomes, Morro Azul, Mongaguá, Itaquaquecetuba, Santo André II, São Bernardo II e Rio Claro. No total, 629 jovens internados em 67 centros no Estado de São Paulo participam da edição 2017 do Festival.
O MUSICASA
O MUSICASA é um festival de música que envolve centros socioeducativos de todas as regiões do Estado de São Paulo. O evento é promovido pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA e tem como objetivo estimular a criatividade na linguagem musical e promover a interação e troca de experiências entre adolescentes de diferentes centros socioeducativos. Cada Centro Socioeducativo poderá inscrever-se no festival com uma ou duas apresentações. Neste ano, o evento acontecerá no período de 19 de setembro a 17 de outubro de 2017.
As organizações parceiras da Fundação CASA que participam do evento são: Projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa.
MUSICASA no Sesc de Rio Preto
Datas: 26 de setembro (terça-feira)
Local: Sesc São José do Rio Preto
Endereço: Av. Francisco das Chagas Oliveira, nº 1333, Chácara Municipal de Rio Preto
- Cidades2 dias
Vela acesa provoca incêndio em apartamento no Centro de Rio Preto
- Cidades2 dias
Vítima é agredida com chutes no rosto por companheiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Incêndio ocorrido em Rio Preto pode ter sido criminoso
- Cidades2 dias
Mulheres são presas em flagrante após furtos em várias lojas de Rio Preto