Cidades
Prefeitura vai fechar UPA Santo Antônio às 22h
Atualmente a unidade funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
A Prefeitura de Rio Preto vai fechar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio das 22h às 6h. Atualmente a unidade funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. A reportagem esteve na tarde desta quinta-feira, dia 14, no local e ouviu pessoas que dependem dos serviços prestados pela unidade de saúde. A repositora Rosemeire Aparecido Celestino, de 37 anos, diz que o fechamento da unidade durante a madrugada é prejudicial. “É complicado tirar este tipo de serviço, mesmo que a procura seja reduzida ainda sim existe demanda. Meu caso, por exemplo, moro no bairro Nova Esperança. Tenho que sair de lá e vir até aqui, porque é a UPA mais próxima. De madrugada então vou ter que andar mais? Como faz? Eles tinham que pensar melhor antes de tomar a decisão”, afirma ela.
A dona de casa Neusa do Nascimento Rocha, de 46 anos, também é contra o fechamento da UPA, às 22h. “Já não temos farmácia que funcione em regime de plantão. Então, a partir de agora não terei de ficar doente entre às 6h e às 22h? Aqui funciona 24 horas, mas não é de graça, pagamos impostos para ter este tipo de serviço”.
A pedagoga Alexandra Garcia, de 43 anos, estava acompanhada de seu filho de 8. Para ela, o fechamento da unidade no período da madrugada é um descaso com a população. “Isso é péssimo, apenas trará transtorno a população. Quantas mães dependem da unidade e não têm condução. Vai ter que levar a criança no colo até outro bairro? O motivo do fechamento é falta de médico? Então contratem mais. Se for para cortar gastos, tem tanta coisa que pode ser cortada. Saúde e educação apenas em caso de extrema urgências deveria sofrer cortes”, diz.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde não respondeu ao questionamento se a decisão seria uma medida de contenção de gastos, porém alegou que durante o dia a unidade recebe uma demanda grande de pacientes, mas na madrugada a procura é muito reduzida. Por isso, a unidade vai ficar fechada das 22h às 6h.
Desde que foi lançada pelo Ministério da Saúde, em 2003, as Unidades de Pronto Atendimentos tem como objetivo atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situações de urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Além da UPA Santo Antônio, Rio Preto conta com outras quatro unidades nos bairros Jaguaré, Vila Toninho, Tangará e Região Norte.(AP)
- Cidades1 dia
“Ninguém vai apreender minhas armas”, diz homem para policiais militares
- Cultura2 dias
Grife rio-pretense Martians lança campanha protagonizada pelo rapper Kant
- Cidades1 dia
‘Do nada’, carro pega fogo estacionado em Rio Preto
- Cidades1 dia
Advogada cai em golpe ao telefone e perde quase R$ 10 mil