Cidades
Primavera ensolarada
Tempo seco não vai dar trégua na estação das flores, que começa nesta sexta-feira, dia 22, às 17h02
A estação das flores começa nesta sexta-feira, dia 22, pontualmente às 17h02, com a promessa de temperaturas mais altas, ou seja, o tempo vai continuar seco com dias ensolarados e baixa umidade relativa do ar. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a nova estação será de calor e com temperaturas acima da média histórica, que normalmente fica em torno de 28°C. Isso sem contar que o período de chuvas mais regulares, que começa no meio de outubro, pode demorar a chegar neste ano.
Na tarde de quinta-feira, dia 21, os termômetros em Rio Pretomarcaram 34°C e a umidade relativa do ar era de 37%. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), umidade do ar menor do que 60% já é considerada prejudicial à saúde humana. A previsão de uma pancada de chuva (probabilidade de 80%) em Rio Preto, segundo o Climatempo, será na tarde da próxima segunda-feira, dia 25. Até lá, a previsão é de sol com algumas nuvens. “Tem de chover o mais rápido possível. O calor está insuportável”, afirma a dona de casa Conceição Silva Cunha.
Em comemoração à chegada da Primavera e ao Dia da Árvore, 21, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto programou uma série de plantios de árvores, em pontos estratégicos da cidade.
A primeira ação ambiental foi realizada na manhã de quinta-feira, com o plantio de 100 mudas de árvores do Projeto “Plantando Água”, às margens do Córrego da Lagoa, na zona leste de Rio Preto. “As águas desse córrego contribuem para aumentar o volume do rio Preto, uma das fontes de abastecimento da cidade”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Kátia Penteado. Ela ressaltou ainda que o projeto está sendo retomado e a proposta é recuperar toda a extensão do Córrego da Lagoa que se localiza à montante da Represa Municipal.
O prefeito Edinho Araújo participou do plantio, junto a autoridades e aos parceiros: Polícia Ambiental, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Semae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto). As crianças da Escola da Associação Renascer também participaram da ação. Em seguida, houve plantio na Escola Municipal Professora Regina Mallouk, no Jardim Santa Clara, região norte da cidade. No local, a MRV Engenharia iniciou uma parceria com a Prefeitura para o plantio de mudas de árvores em oito escolas da rede municipal de ensino e também a doação de um jardim sensorial para a cidade. Serão plantadas cerca de 300 árvores.
- Cidades2 dias
PM prende casal e apreende substâncias avaliadas em meio milhão de reais
- Cidades2 dias
Em RP, jovem bate moto atrás de veículo parado e é internado em estado grave
- Cidades2 dias
Acompanhante de paciente agride vigilante em UPA de Rio Preto
- Cidades2 dias
Sem documentos, motociclista se choca com poste na madrugada deste sábado