Cidades
Secretário de Segurança Pública vem a Rio Preto propor instalação do Detecta
O secretário Mágino Alves Barbosa Filho, veio a Rio Preto nesta terça-feira, dia 19, para propor ao prefeito Edinho Araújo à instalação de um banco de dados que poderá ajudar diretamente no combate a roubo e furto de veículos na cidade
O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, veio a Rio Preto nesta terça-feira, dia 19, para propor ao prefeito Edinho Araújo à instalação de um banco de dados que poderá ajudar diretamente no combate a roubo e furto de veículos na cidade. Antes do encontro, o secretario visitou o Comando de Policiamento do Interior (CPI) 5 e o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) 5.
Durante coletiva de imprensa, Mágino explicou o que é e como funcionará o Detecta, caso seja aprovado pelo prefeito de Rio Preto.
“É um sistema que integra vários aplicativos tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, fazendo com que tenhamos um verdadeiro big data. Por exemplo na grande São Paulo, todos os radares de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que são leitores de placas, estão integrados ao Detecta. Então quando você tem um furto ou roubo de veículo, é emitido alerta. Quando este passar por um destes radares, conseguimos fazer o acompanhamento deste veículo, e além de recuperá-los, prendemos os criminosos envolvidos na ação” explica.
Ainda segundo o secretário, entre agosto de 2016 até agosto deste ano, cerca de 3,7 mil criminosos foram detidos na Capital graças ao Detecta.
“Em São Paulo em um período de 12 meses graças a este banco de dados conseguimos recuperar 2682 veículos que tinha sido roubados ou furtados. Nestas ações prendemos em flagrantes 3702 pessoas. São números que mostram a eficiência do Detecta. Queremos mostrar estes números ao prefeito Edinho e não tenho dúvidas que ele não medirá esforços para implantá-lo em Rio Preto”.
Sucateamento da Polícia Civil
O secretário da Segurança Pública também respondeu questões sobre sucateamento da Polícia Civil e afirmou que até dezembro deste ano novos concursos serão realizados para investigadores, escrivães e delegados.
“Nos últimos dois meses repassamos quase R$18 mi de reais para Polícia Civil. Em Rio Preto, por exemplo, visitei o novo prédio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e posso afirmar que é um dos mais modernos do estado de São Paulo. Iremos agora comprar as mobílias e no máximo em três meses estaremos entregando esta unidade. Também estamos finalizando estudos para lançar até início de dezembro concursos para as principais carreiras da Polícia Civil, como investigadores, escrivão e delegado”disse Mágino.
Questionado sobre o novo prédio do Instituto de Criminalista (IC), o secretário disse que o projeto será executado somente no ano que vem.
“Nós estamos finalizando o projeto executivo que foi contratado e, logo que esteja pronto, não iremos medir esforços para colocar esta obra no orçamento de 2018 e começar o quanto antes, pois é uma obra muito importante” afirmou.
- Cidades2 dias
Homem morre após cair de escada em desembarque no aeroporto de Rio Preto
- Cidades2 dias
Carro destrói parede e portas de farmácia em Rio Preto e motorista foge
- Cidades2 dias
Homem linchado após se jogar sobre bebê morre no hospital em Rio Preto
- Cidades2 dias
Professor detém por conta própria ladrão de hidrômetros em Rio Preto