Redes Sociais

Cidades

Semana da Árvore e Primavera terão plantio 1,4 mil mudas em Rio Preto

Aproximadamente 1400 mudas serão plantadas em diversas partes da cidade até o final do mês de outubro.As ações fazem parte de parcerias público-privadas na área ambiental

Publicado há

em

Com a celebração do dia da Árvore nesta quinta-feira, dia 21, e a chegada da Primavera no domingo, 24, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo preparou uma programação especial  com uma série de plantios de árvores e para firmar parcerias público-privadas na área ambiental.

O primeiro evento na manhã desta quinta-feira, às 8h30, será o plantio de 100 mudas de árvores do Projeto Plantando Água, às margens do Córrego da Lagoa (sentido Pesqueiro Primavera), Zona Leste de Rio Preto.

De acordo com a secretária do Meio ambiente, Kátia Penteado o projeto está sendo retomado e a proposta é recuperar toda a extensão do Córrego da Lagoa que localiza-se à montante da Represa Municipal. “As águas desse  córrego contribuem para aumentar o volume do Rio Preto, uma das fontes de abastecimento da cidade”, explicou.

O prefeito, Edinho Araújo participará do plantio, junto aos parceiros: Polícia Ambiental, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e  Semae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto). Haverá a participação de várias autoridades e das crianças da Escola da Associação Renascer.

Plantio nas escolas

Na sequência, às 10h, haverá plantio na Escola Municipal Professora Regina Mallouk, no Jardim Santa Clara, região Norte da cidade. No local, a MRV Engenharia vai iniciar uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto para o plantio de mudas de árvores em oito escolas da rede municipal de ensino e também a doação de um jardim sensorial para a cidade. A previsão é do plantio de cerca de 300 árvores nas oito escolas, entre 21 de setembro e 18 de outubro, de acordo com o seguinte cronograma: E.M Regina Mallouk (21 de setembro), EM Álvaro L Angeloni e E.M Ilda Barbosa (28 de setembro); E.M Antonio de Souza e E.M Cyrino Vaz De Lima (05 de Outubro); E.M Carmen Nelita Anselmo Vetorazzo e E.M Osmair Donizete Guareschi (11 de outubro) e E.M Rodrigues Ferreira (18 de Outubro).

Parque Walter Spotti

Já no domingo dia 24, um grande evento marca o plantio de mil mudas de árvores no Parque Walter Spotti, uma área de mais de 70 mil metros quadrados, localizada ao lado da escola Coopen no bairro Jardim Moyses Miguel Haddad, Zona Sul de Rio Preto.

De acordo com levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o Parque Walter Spotti, foi criado na administração passada do Prefeito Edinho Araújo, mas com o tempo e a falta de investimentos e manutenção acabou sofrendo com incêndios e teve toda sua vegetação destruída. A proposta agora é unir forças com a iniciativa privada, ONGs (organizações não governamentais) e a comunidade para resgatar este espaço transformando-o, no futuro, em uma floresta urbana e espaço para educação ambiental e atividades do gênero. “A ideia é que a área se transforme e um parque como conceito sustentável e que as edificações construídas na área possa ser feitas de bambu com eucalipto tratado e que o espaço possa ter seu uso compartilhado para os movimentos ambientais para co-working por exemplo”, afirma a secretaria do Meio Ambiente, Kátia Penteado. O embrião do projeto será apresentado durante o evento de domingo.

 

AS MAIS LIDAS