Cidades
Cemitérios de Rio Preto devem receber 70 mil pessoas
Serão realizadas seis missas na cidade, por conta do Dia de Finados; a tradicional celebração campal, no Cemitério Jardim da Paz, será feita pelo bispo Dom Tomé
Os cemitérios de Rio Preto devem receber 70 mil pessoas durante visitas e celebrações realizadas no Dia de Finados, nesta quinta-feira, dia 2. A autônoma Leide Xavier da Silva Cardoso, de 40 anos, estava na tarde de terça-feira, dia 31, no Cemitério São José Batista, no Jardim Aeroporto, limpando os túmulos dos avós. “Faço questão de deixar tudo limpo e organizado para o Dia de Finados. Minha avó sempre deixava a casa impecável e procuro ter esse cuidado com os jazigos”, afirma.
A psicóloga Célia Maria de Avelar de Toledo, de 55 anos, também estava organizando os túmulos da filha, dos pais e da tia. “Agora estamos apenas limpando. No Dia de Finados retornamos com flores. É uma crença nossa, sabemos que eles não estão mais aqui, mas cuidamos e preservarmos. Sempre são lembrados com amor”, afirma.
Em Rio Preto, o Cemitério Jardim da Paz realiza a tradicional missa campal de Finados, a partir das 8h30. Este ano, a celebração ficará por conta do bispo diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva e concelebrada pelos padres Aparecido Barcelos de Paula, Eliseo López Bardón, Alexandre Ferreira Santos, Marcos Cavalinni, Leandro Luís Bernardes e Silvio Roberto dos Santos, de paróquias de Rio Preto. A cerimônia eucarística tem a coordenação do Ministério de Liturgia da Igreja São Francisco e apresentação musical do Ministério de Música AngelusDomini, da Paróquia Menino Jesus de Praga.
“Finados é um dia de saudade e de reflexão. Participar mais uma vez de uma celebração tão especial e poder levar conforto ao coração de familiares e amigos que perderam entes queridos é fortalecedor”, afirma Dom Tomé.
Outras cinco celebrações serão realizadas nos cemitérios públicos da cidade. No cemitério São João Batista são celebradas duas missas, com início às 10h e às 17h, organizadas pela Paróquia São João Batista e Santuário das Almas. Esse cemitério também estará aberto das 6h30 às 18h. Também será celebrada missa no cemitério do distrito de Engenheiro Schmitt, às 9h, com coordenação da Paróquia Santa Apolônia. O cemitério estará aberto à visitação das 7h às 18h, no Dia de Finados. O cemitério do distrito de Talhado estará aberto das 7h às 17h.
Já no Cemitério da Ressureição, na Vila Ercília, haverá missas às 8h, às 10h e às 16h, sob a coordenação da Paróquia São Benedito e Nossa Senhora do Líbano. O cemitério estará aberto à visitação das 6h30 às 18h.
Horários dos cemitérios (2/11)
– Cemitério São João Batista (Jardim Aeroporto)
– Cemitério da Ressurreição (Vila Ercília)
Das 6h30 às 18h
– Cemitério de Engenheiro Schmitt
Das 7h às 18h
– Cemitério do distrito de Talhado
Das 7h às 17h
Missas nos cemitérios (2/11)
Cemitério São João Batista
Missas às 10h e às 17h
Paróquia São João Batista e Santuário das Almas
Cemitério da Ressurreição
Missas às 8h, 10h e 16h
Paróquia São Benedito e Nossa Senhora do Líbano
Cemitério Jardim da Paz
Missa campal às 8h30
Presidida por Dom Tomé Ferreira da Silva
Cemitério de Engenheiro Schmitt
Missa às 9h
Paróquia Santa Apolônia
- Política2 dias
Pres. do Sindicato dos Médicos é exonerada de cargos comissionados
- Cidades2 dias
Criança de apenas 7 anos morre durante atendimento em Rio Preto
- Cidades2 dias
Mulher é agredida por várias pessoas e furtada dentro de comércio em RP
- Nacional2 dias
Menina de 4 anos morre após ser esfaqueada pela irmã em SC