Cidades
Defesa Civil capacita agentes de saúde para combate às queimadas
Objetivo do encontro em Rio Preto é treinar os profissionais de maneira que eles possam identificar os pontos sensíveis de atuação, seja na área urbana ou área de cobertura apenas de vegetação, que eventualmente possam vir a se tornar focos de incêndio pelo acúmulo de material orgânico
Os agentes comunitários de saúde e de endemias de Rio Preto participaram de uma capacitação da Defesa Civil sobre o plano de contingência de combate às queimadas nesta terça-feira, dia 3. O encontro foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e atende ao Decreto Municipal nº 17.777, de 19 de maio de 2017. Cerca de 300 agentes participaram do encontro, aprendendo e discutindo práticas de cuidados com a cidade. O objetivo é treinar os profissionais de maneira que eles possam identificar os pontos sensíveis de atuação, seja na área urbana ou área de cobertura apenas de vegetação, que eventualmente possam vir a se tornar focos de incêndio pelo acúmulo de material orgânico.
Estiveram presentes o prefeito Edinho Araújo, o diretor da Defesa Civil, Coronel Carlos Lamin, a gerente de Saúde da Família, Paula Sodré, a assessora especial da Saúde, Amena Cury, e a bióloga da Unesp, Profª. Drª. Denise Rossa Feres. “Essa capacitação é muito importante. Precisamos que as ações apresentadas aqui sejam colocadas em prática e, assim, garantirmos benefícios para toda a população de Rio Preto. Aproveito para parabenizar os presentes pelo Dia Nacional dos Agentes de Saúde”, disse o prefeito.
“É importante que os agentes sejam capacitados porque eles têm o contato direto com a comunidade. Eles conhecem suas vulnerabilidades e suas necessidades. Essa capacitação vai permitir que esses profissionais auxiliem a Defesa Civil nos períodos de estiagem”, disse a gerente da saúde da família, Paula Sodré. O diretor da Defesa Civil, Coronel Carlos Lamin, abriu as palestras falando sobre os efeitos do clima na saúde e ressaltou que as capacitações devem ser reforçadas sempre no período anterior ao início da estiagem. Ele também divulgou em primeira mão o telefone de emergência da defesa civil, o 199.
- Cidades2 dias
Vela acesa provoca incêndio em apartamento no Centro de Rio Preto
- Cidades2 dias
Vítima é agredida com chutes no rosto por companheiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Incêndio ocorrido em Rio Preto pode ter sido criminoso
- Cidades2 dias
Mulheres são presas em flagrante após furtos em várias lojas de Rio Preto