Redes Sociais

Cidades

Rio Preto adere à campanha Novembro Azul

Unidades de saúde ficarão abertas neste mês até às 20h, em determinados dias da semana, para realizar atendimentos com urologistas

Publicado há

em

Começou nesta quarta-feira, dia 1º, a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar os homens para a importância de realizar exames preventivos ao câncer de próstata. A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, participa da campanha, com a intensificação de ações preventivas durante todo o mês. Por isso, as unidades de saúde do São Francisco, Caic, Lealdade e Amizade, São Deocleciano, Talhado, Nova Esperança, Rio Preto, Eldorado, Cidade Jardim, Parque Industrial, Engenheiro Schmitt, Gonzaga de Campos, Jaguaré, Vila Toninho e Santo Antônio ficarão abertas neste mês até as 20h, em determinados dias da semana, para realizar o atendimento com o médico urologista.

Fora o mês de novembro, durante todo o ano, a rede municipal oferece atendimento especializado com urologistas nas unidades de saúde, por meio do programa Saúde do Homem, que foi implementado em 2009, e tem por objetivo incentivar os homens a irem ao médico em busca da prevenção. Para isso, cinco unidades de saúde – Parque Industrial, Santo Antônio, Vetorazzo, Vila Toninho e Jaguaré – oferecem atendimento com urologistas, em horário especial: a partir das 17h. O Programa realiza 800 atendimentos mensais.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais acomete os homens, só ficando atrás do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registrou 61.200 novos casos da doença, em 2016. Em Rio Preto, no mesmo ano foram 135 casos e 28 óbitos. Em 2017, até o final de outubro, o município registrou 60 casos da doença e 24 óbitos. Os sintomas mais comuns do câncer de próstata  sãodificuldade ou dor para urinar ou ejacular; dor na região dos testículos; sensação de bexiga sempre cheia, mesmo tendo urinado; urinar várias vezes à noite e em pequenas quantidades; sangue na urina ou no sêmem; dor nos quadris, na lombar e parte interna das coxas; disfunção erétil (dificuldade de ereção do pênis).

A importância em se realizar o diagnóstico precoce é que as chances de cura são maiores quando a doença é descoberta no início. “O câncer de próstata tem 100% de chance de cura quando é diagnosticado no início”, confirma o urologista Antônio de Paula Silva. Por isso, dois exames preventivos são fundamentais: o exame PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal. Ambos são realizados pela rede municipal de saúde.

“A partir dos 40 anos e mesmo sem sintomas da doença, o homem deve procurar o urologista para fazer o exame PSA, que é feito pela coleta de sangue. Se necessário, já a partir dos 40 anos, o médico indica o exame de toque retal. A partir dos 45 anos, ambos são obrigatórios e devem ser feitos anualmente”, explica Antônio de Paula Silva.

Confira as datas da campanha Novembro Azul nas unidades de saúde:

Jaguaré: 7/11

Vila Toninho: 7/11, 08/11 e 28/11

São Deocleciano: 9/11

Nova Esperança: 13/11

Engenheiro Schmitt: 14/11

Talhado: 14/11

Santo Antonio: 16/11, 23/11, 30/11

Gonzaga de Campos: 20/11

Caic: 21/11

Lealdade e Amizade: 21/11

Rio Preto I: 21/11

Eldorado: 21/11 e 22/11

São Francisco: 22/11

Cidade Jardim: 29/11

Parque Industrial: 29/11

Estoril: 31/10

AS MAIS LIDAS