Redes Sociais

Cidades

Área Azul digital terá cobrança fracionada a partir de janeiro

A digitalização do sistema permitirá o fracionamento em uma hora da cobrança do estacionamento rotativo de Rio Preto

Publicado há

em

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo e a presidente da Emurb, Vânia Pelegrini, anunciaram o novo sistema digital de cobrança da Área Azul. “É um sistema que vai equacionar as principais demandas dos usuários e garantir ainda mais rotatividade nos setores em que a demanda por vagas é maior. Foi um sistema totalmente desenvolvido pela Emurb em parceria com diversas secretarias”, afirmou Vânia. A digitalização do sistema de Área Azul permitirá o fracionamento em uma hora da cobrança do estacionamento rotativo de Rio Preto. Atualmente, com o sistema de talão, o motorista é obrigado a pagar por duas horas, mesmo que permaneça por tempo inferior na vaga. Com a mudança, o valor pago poderá ser reduzido para R$ 2 aos motoristas que deixarem o carro no local por até uma hora.

Essa é apenas uma das facilidades que serão proporcionadas pela digitalização da cobrança no sistema de Área Azul, serviço que funciona atualmente na área central, no bairro Redentora e parte dos bairros Boa Vista e do Santa Cruz. O objetivo principal da Área Azul é garantir a rotatividade no estacionamento público favorecendo a mobilidade urbana e o comércio local. O sistema digital de Área Azul começa a funcionar no dia 2 de janeiro, uma terça-feira. O evento contou com a presença dos vereadores Jean Charles, Pedro Roberto Gomes, Karina Carolina, Renato Pupo, Anderson Branco, Claudia de Giuli, Fábio Marcondes e Celso Peixão, além dos secretários de Governo, Jair Morretti; de Desenvolvimento Econômico, Lizst Abdala; de Comunicação, Mário Soler e de Agricultura, Pedro Pezzuto.

Pelo celular

Outra vantagem é que o novo sistema – operado por meio do aplicativo de celular “Área Azul Digital Estacione” (Android e IOS) – permite o pagamento pós-utilização, por meio de cartão de crédito, evitando o risco de notificação e multa. Nesse tipo de pagamento, o fiscal emite um aviso de irregularidade (ausência de ativação do ticket) e o usuário poderá regularizar a situação em até 48 horas. “Rio Preto está caminhando no sentido de acompanhar o avanço das tecnologias para atender a necessidade do cidadão. Esse sistema vai oferecer mais segurança e comodidade aos rio-pretenses e toda a região, uma vez que Rio Preto é uma capital regional que recebe moradores de todas as cidades próximas”, disse o prefeito Edinho Araújo.

O novo sistema também pode ser considerado ecológico, uma vez que reduz a emissão de cartões de papel, gerando menos resíduos. Após o cadastro no sistema do App, o usuário poderá comprar créditos e registrar diferentes veículos. O aplicativo vai atender outra antiga reclamação dos usuários que são os casos de dificuldades para encontrar agentes da Área Azul ou ainda ter de se deslocar aos pontos de venda para comprar o cartão de papel. Com a mudança, os agentes poderão manter o foco prioritariamente na fiscalização, evitando abusos, uma vez que passarão menos tempo ocupados com a venda de cartões. O valor cobrado atualmente por duas horas – de R$ 3,50 – será mantido. A venda de cartões em papel não será interrompida. O objetivo é substituir gradualmente a compra de cartões pelo sistema digital.

AS MAIS LIDAS