Cidades
Lojistas apostam em horário esticado para atrair clientes
Comércio da área central vai funcionar nesta sexta-feira, dia 22, até às 22h. Os shoppings vão estender o horário de atendimento até às 23h

Basta uma volta pela área central de Rio Preto para encontrar uma multidão que deixou para comprar os presentes de Natal na última hora. Por isso, os lojistas e os centros de compras apostam em um horário esticado para atender a esses consumidores. Nesta sexta-feira, dia 22, as lojas do Calçadão e os centros comerciais vão funcionar até às 22h. No sábado, dia 23, o horário de atendimento será das 9h às 20h. Já os shoppings centers vão funcionar nos dois dias, 22 e 23, até às 23h. Quem aproveitou para já garantir o presente da garotada durante o horário especial de Natal do Riopreto Shopping foi a advogada Lara Felipe Martins, de 38 anos. “Durante o dia não dá tempo. É uma ótima as lojas do shopping funcionarem até às 23h. Dá para comprar os presentes com tranquilidade e sem pressa”, afirma ela.
No domingo, véspera do Natal, as lojas do Calçadão vão funcionar das 9h às 18h. Os shoppings centers vão funcionar das 10h às 18h. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), no Natal deste ano, os consumidores, em sua maioria, deverão comprar no setor de vestuário, com 49% das intenções de compras. Em segundo lugar ficam celulares, com 23% e em terceiro, linha branca com 20%.
A própria movimentação no comércio desde que teve início o horário especial de fim de ano, no dia 5 deste mês, já mostra que as vendas devem crescer em comparação aos anos anteriores. Em um levantamento junto a representantes de lojas da região central e conglomerados comerciais de bairros e avenidas, estima-se um crescimento nas vendas entre 4% a 5%. No ano passado, o índice estava preso entre 1% e 2%, que acabou por ficar estável. Já em 2015, o resultado foi queda de 8%.
O ticket médio no segmento de vestuário está na margem de R$ 110. Esse foi um estudo realizado pela Acirp, CEPEV/USP e Unirp para o recém-criado Centro de Estudos Econômicos (CEE), lançado no mês passado. Para a Acirp, a melhora na confiança de empresários e consumidores se deve à conjuntura macroeconômica, como: inflação em queda; juros mais baixos e um ligeiro aumento na taxa de empregabilidade na cidade.
Outros fatores que contribuíram para o aumento das vendas foram a liberação do 13º salário e do próprio FGTS. Dessa forma, a Acirp acredita que a intenção de compra do consumidor está mais segura e respaldada para que ele assuma novos compromissos financeiros e não hesite na hora de presentear.
- Cidades1 dia
Morre Benito Benatti, visionário fundador do Thermas dos Laranjais
- Cidades13 horas
Casal morre após moto ser atingida por motorista bêbado em Rio Preto
- Cidades1 dia
PM de 29 anos morre em acidente de trânsito em rodovia da região
- Cidades12 horas
Briga entre namoradas termina em incêndio em prédio de Rio Preto