Cidades
Procon dá dicas para evitar transtornos em compras de fim de ano
O Natal está chegando e, para ajudar o consumidor a não cair em ciladas e evitar futuras dores de cabeça nas compras dos presentes, o Procon de Rio Preto preparou algumas dicas e orientações
Dezembro é sinônimo de lojas cheias, filas nos caixas, pacotes coloridos e muita correria atrás do melhor presente. Muitas vezes, a pressa e a tentação de gastar o 13º salário neste período pode trazer prejuízos ao consumidor. Para evitá-los, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, dá alguma dicas sobre os seus direitos:
– Nas compras por telefone, catálogo ou internet, o consumidor tem o prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto, para trocar ou desistir da compra. Para isso, é necessário guardar todos os documentos que comprovem a compra e o pagamento.
– Antes de efetuar a compra, o ideal é que pesquise o preço daquele mesmo produto em outros estabelecimentos, pois a variação de uma loja para a outra é bem grande e pode fazer com que o consumidor saia no prejuízo se comprar por impulso.
– Evite comprar produtos de procedência duvidosa. Lojas que não fornecem nota fiscal e sites cadastrados na Fundação Procon-SP não são indicados. O consumidor pode ter acesso aos sites que geram mais reclamações através do sitewww.procon.sp.gov.br
– O pagamento à vista pode trazer mais vantagem, mas se a única opção for a compra a prazo, fique atento às taxas de juros e número de parcelas, pode não ser um bom negócio.
– Confira o estado em que a mercadoria se encontra antes de assinar qualquer documento de recebimento. Se houver irregularidades, registre no próprio documento e devolva o produto para troca.
– Lembre-se que a troca por tamanho, cor ou gosto, é uma liberalidade das lojas. Por isso, negocie com o vendedor, se na hora da compra ele aceitar efetuar a troca do produto mesmo sem defeito, a informação deve constar por escrito na nota fiscal ou etiqueta junto ao prazo para realização da mesma.
– Já se o produto apresentar defeito, o estabelecimento é obrigado a efetuar a troca. Lembrando que o prazo é de até 30 dias para produtos não duráveis e até 90 dias para produtos duráveis.
– Se o consumidor optar pela compra de cesta de Natal, é importante que verifique a data de validade dos alimentos e peça um documento por escrito que comprove o dia, horário e local combinado para a entrega.
“Se o consumidor se sentir prejudicado ou constatar qualquer irregularidade no comércio, deve procurar de imediato o Procon e registrar a queixa”, é o que orienta o Diretor do Procon de Rio Preto, Prof. Arnaldo Vieira.
PROCON Rio Preto
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 3122 – Centro, São José do Rio Preto
Tel: 17 3235-6880 / 17 3233-9527
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