Cidades
Trem Caipira inicia as operações em Rio Preto
Inscrições para os passeios podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento a partir de janeiro. O Trem foi totalmente remodelado e adesivado com obras do maior artista primitivista da cidade

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, iniciou no último domingo a operação do Trem Caipira, projeto que vai leva cultura e desenvolvimento para o Distrito de Engenheiro Schmitt, Rio Preto e toda a região.
O Trem foi totalmente remodelado e adesivado com obras do maior artista primitivista de Rio Preto, reconhecido internacionalmente – José Antônio da Silva, conhecido como “o Silva”.
“É uma honra muito grande homenagear um artista tão importante para a nossa cidade e cuja história se confunde com o desenvolvimento da cidade. Em várias de suas obras Silva retratou a paixão pela cidade e pelo trem e nós resgatamos essa história através do Trem Caipira”, afirmou o prefeito Edinho Araújo durante a cerimônia de inicio da operação.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Liszt Abdala, a partir de janeiro as pessoas já podem se inscrever para fazer o passeio que será gratuito.
O trem já tem outras cinco datas de saída, sempre aos últimos domingos de cada mês. São elas: 28 de janeiro, 25 de fevereiro, 25 de março, 29 de abril e 27 de maio.
“Já está tudo autorizado e o Projeto Cultural Trem Caipira é uma realidade. Mais do que um passeio de trem, o projeto contempla a reforma das estações, um café temático e um memorial ferroviário, onde o público poderá conhecer um pouco mais da importância desse momento da nossa história”, afirmou o secretário.
A composição foi adquirida em 2008, no mandato do então prefeito Edinho Araújo, com recursos provenientes do Ministério do Turismo no valor de R$ 819 mil. Neste período o trem passou por duas viagens inaugurais.
O percurso entre São José do Rio Preto e o Distrito de Engenheiro Schmitt tem 10,5km e leva 45 minutos.
Sobre o trem
O Trem Caipira é um VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – composto por um veículo motriz com capacidade para 28 passageiros sentados mais um cadeirante e o reboque com capacidade máxima para 32 passageiros sentados. No total são 60 lugares.
Para agendar as viagens é preciso ligar para o número: 3203-1152.
- Cidades2 dias
Jovem de 21 anos é baleado na saída de serv festas em Rio Preto
- Cidades2 dias
DDM prende suspeito de estuprar enteada de 11 anos em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem é preso por tráfico e maus-tratos a cães em Rio Preto
- Cidades2 dias
Comerciante denuncia assalto em serv festas após recusar fiado de cerveja