Redes Sociais

Cidades

Seja Digital vai distribuir 45 mil aparelhos gratuitos para TV digital

Sinal analógico vai ser desligado em março e mudança atingirá Rio Preto e mais 20 cidades da região; kits serão doados a beneficiários de programas sociais do Governo Federal

Publicado há

em

Famílias de Rio Preto e de mais 20 cidades da região, atendidas por programas sociais do Governo Federal, já podem agendar a retirada dos kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. Serão mais de 45 mil kits, com 25 mil distribuídos apenas em Rio Preto e o restante dividido entre os demais municípios. A aparelhagem será entregue em local, dia e horário escolhidos quando for feito o agendamento pelo site ou pelo telefone, afirma Ângela Ribeiro gerente da Seja Digital, Regional Rio Preto. “Já estamos trabalhando para que a informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população e todos possam se preparar com antecedência, porque o sinal digital já está disponível.” Os interessados devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos e fazer o agendamento. “Os kits são entregues em local, dia e horário que as famílias escolhem quando fazem o agendamento pelo site ou pelo telefone”, afirma Ângela Ribeiro gerente da Seja Digital Regional Rio Preto. “Já estamos trabalhando para que a informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população e todos possam se preparar com antecedência, porque o sinal digital já está disponível.”

Para informar e preparar a população, a estratégia da Seja Digital é implementar campanhas e ações que mantenham a entidade muito próxima das comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. “O processo acontecerá de maneira semelhante ao que fizemos em Brasília, São Paulo, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte e Santos”, afirma Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital. “Além da campanha com filmes na TV e na internet, teremos peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito.”

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população cadastrada em programas sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo próprio Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público, por meio de cartas e campanhas de comunicação, e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital, conversor, controle remoto, cabos e pilhas.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 21 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Desligado

No dia 28 de março, o sinal analógico de televisão será desligado em Rio Preto e em mais 20 cidades próximas. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação será necessário o uso de uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o novo formato do sinal.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antônio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

Além de Rio Preto, as cidades de Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales e Ubarana deixarão de receber o sinal analógico.

AS MAIS LIDAS