Cidades
Poupatempo soma 16 milhões de atendimentos em nove anos
Unidade de Rio Preto presta 104 serviços ligados à Prefeitura, além de órgãos estaduais; no total, posto acumula mais de 6,2 milhões de solicitações municipais
O Poupatempo Rio Preto completou nove anos de funcionamento nesta terça-feira, dia 13. Desde a inauguração, o posto já prestou mais de 16 milhões de serviços, com média mensal de 165 mil atendimentos, entre eles, os realizados em parceria com a Prefeitura de Rio Preto que somam mais de 6,2 milhões de solicitações.
O programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, foi inaugurado em fevereiro de 2009. Cerca de 50 servidores atendem nos 104 serviços municipais disponíveis no local, como os das secretarias de Obras, Fazenda, Educação, Trabalho e Emprego, Trânsito, Transporte e Segurança e Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).
Entre os órgãos mais solicitados estão o Detran/SP, com 1,6 milhão de documentos emitidos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Secretaria da Fazenda, com 1,4 milhão de solicitações; o e-poupatempo, com 1,1 milhão serviços públicos pela internet; e o Instituto de Identificação (IIRGD), 829 mil RGs e Atestados de Antecedentes Criminais concluídos na unidade.
Desde o ano passado a unidade conta com novo serviço gratuito de Investigação e Reconhecimento de Paternidade, para pessoas que ainda não têm o nome do pai nos documentos. O posto conta também com o AcessaSP, que disponibiliza acesso gratuito à internet; Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho (CTPS), cadastro de vagas e seguro-desemprego e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.
Canais de informações e agendamento
O Poupatempo oferece diferentes canais de atendimento e agendamento de horário dos serviços mais solicitados em todas as unidades, como o portal na internet (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo no celular (SP Serviços, nos sistemas iOS e Android), o Poupinha (assistente virtual do Poupatempo, que está disponível no portal do Poupatempo, no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP. Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel.
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários.
- Cidades2 dias
Corpo de Bombeiros faz rescaldo em loja que pegou fogo em Rio Preto
- Política2 dias
Em vídeo, desembargador explica situação de Itamar Borges
- Economia2 dias
Assaí prorroga inscrições para 150 vagas de emprego em sua 1ª loja em Rio Preto
- Cultura2 dias
Cidade da Criança terá programação especial neste fim de semana