Redes Sociais

Cidades

Internet gratuita já é testada em ônibus de Rio Preto

Dois veículos do consórcio Riopretrans operam, em caráter de teste, com o aparelho; previsão é de que até o fim do ano 100% da frota ofereça o serviço

Publicado há

em

Dois ônibus do consórcio Riopretrans, um da Circular Santa Luzia e um do Expresso Itamarati, já disponibilizam o serviço de internet gratuita por meio de wi-fi para usuários do transporte coletivo de Rio Preto. O sistema está em fase de testes e a previsão do coordenador de mobilidade urbana de Rio Preto, Amaury Hernandes, é de que até o final do ano, toda a frota de ônibus, composta por 279 veículos, tenha o sinal disponibilizado.

O wi-fi tem capacidade de 20 GB e tem acesso liberado às redes sociais, sites de notícias e aplicativos de troca de mensagens. Plataformas de compartilhamento de vídeos e streaming (YouTube e Netflix) e downloads são bloqueados. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é realizar os testes em diferentes linhas para medir a intensidade do sinal e detectar eventuais pontos cegos (sem sinal ou com sinal fraco) e optar pelo sistema que mais favoreça o usuário. “No começo, vamos trabalhar, em caráter de teste, com o sinal de 20 GB e verificar se vai atender os usuários dentro das expectativas. No segundo semestre já deveremos ter o serviço disponibilizado de forma definitiva e até o final do ano 100% da frota vai estar equipada com os aparelhos. A prestação do serviço vai custar às empresas R$ 40 mil por mês”, disse Amaury Hernandes.

A disponibilização do serviço de internet nos ônibus foi anunciada no mês passado, junto com a correção dos valores das tarifas do transporte. O serviço de é uma contrapartida ao reajuste e veio acompanhado também da promessa de instalação de aparelhos de ar condicionado nos veículos. A melhoria, porém, deve ficar para o ano que vem, quando, por exigência contratual, 10% da frota em circulação terá de ser renovada.

“Buscamos um acordo para que o usuário não fosse penalizado, repassando um percentual próximo da inflação. Definimos prazos para os testes de implantação de wi-fi, o compromisso com ar condicionado nos novos veículos da frota no ano que vem e, mais uma vez, mantivemos a tarifa dos estudantes inalterada”, afirmou.

O serviço de internet gratuita em ônibus tem sido ampliado constantemente e já existe em boa parte das principais cidades do país. Santos, no litoral paulista, foi o primeiro município a contar com a novidade. Os aparelhos foram instalados em 2014 e hoje toda a frota da empresa que presta o serviço de transporte conta com o sinal wi-fi.

O funcionamento da internet dentro em ônibus é feito por meio de um sistema considerado simples. Os veículos que circulam no Brasil recebem o sinal de internet via um modem 3G. Dentro do ônibus, um roteador é responsável pela redistribuição do sinal para os usuários, mediante senha e autenticação de acesso, o que garante que pessoas que não estejam viajando no ônibus não tenham acesso à rede para aproveitarem eventuais brechas no equipamento.

 

AS MAIS LIDAS