Redes Sociais

Cidades

Paixão de Cristo da Basílica chega ao 15º ano com narrativa e figurinos renovados

Apresentações ao ar livre será nesta quinta-feira, dia 29, e na Sexta-Feira Santa, dia 30, ambas às 20h; no sábado, será a vez de Ibirá receber o espetáculo na Praça da Matriz

Publicado há

em

A Paixão de Cristo, espetáculo ao ar livre, sobre a vida de Jesus Cristo, realizado pelo Centro Cultural Vasco e pela Cia. Fulano de Tal, será apresentado pelo 15º ano consecutivo, nesta quinta-feira, dia 29 de março, e dia 30, Sexta-Feira Santa, na Igreja Basílica, em Rio Preto, sempre a partir das 20 horas. No sábado, dia 31, o espetáculo vai ser apresentado em Ibirá, na Praça da Matriz, após a missa, a partir das 20 horas.

São mais de quarenta pessoas em cena, entre atores profissionais e amadores, alunos do curso de teatro do Centro Cultural Vasco, professores, quatro músicos responsáveis por executarem ao vivo todas as músicas do espetáculo, além de voluntários e membros da comunidade que auxiliam na complexa montagem do palco e do cenário da encenação. Neste ano, todo o figurino do espetáculo foi renovado pelo núcleo de voluntários do Vasco, utilizando material recuperado a partir de técnicas da reciclagem.

Embora tradicional, a apresentação da Paixão de Cristo na Igreja Basílica, com direção de João Paulo Rillo e Ricardo Matioli, traz novamente elementos especiais. Para o presidente do Vasco, Roberto Brito, assistente de direção do espetáculo, apesar da encenação ter um longo histórico, a cada ano o espetáculo se renova. “São elementos, como, por exemplo, as falas do Papa, que atualizam e oxigenam nossa narrativa”. A Paixão coloca em cena o Papa Francisco, citado literalmente, representado pelo ator Harlen Félix. Marlon Morelli, também assistente de direção, considera “a diversidade do elenco, com atores experientes a crianças, um diferencial capaz de aproximar e despertar uma grande empatia com o público”.

Ator de novela vive Jesus

Cassio Inácio Bignardi, ator cuja trajetória inclui novela e sérieS da Globo, vai protagonizar Jesus Cristo na encenação da Basílica. Ator profissional, Bignardi morou em Rio Preto antes de se formar pela conceituada Escola de Arte Dramática, da USP. Alternando entre Rio e São Paulo, nos últimos 15 anos estrelou comerciais de marcas famosas, atuou na novela Tempos Modernos e nas séries A Teia e O Caçador, da Globo. Em 2016, encenou o espetáculo teatral Sobre Ratos e Homens, premiado com APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Estreando na Paixão de Cristo, o ator admite que vive uma experiência desafiadora. “Jesus tem uma importância histórica e é um personagem que já está no imaginário das pessoas”, diz. Ele também destaca a grandiosidade do espetáculo, encenado ao vivo para um público que facilmente ultrapassa mil pessoas.  

Serviço:

A Paixão de Cristo

Apresentação Quinta-Feira – Dia 29 de março, na Igreja Basílica, em Rio Preto, a partir das 20 horas

Apresentação Sexta-Feira Santa – Dia 30 de março, na Igreja Basílica, em Rio Preto, a partir das 20 horas

Apresentação Sábado de Aleluia – Dia 31, Ibirá, na Praça da Matriz, após a missa das 20 horas 

AS MAIS LIDAS