Redes Sociais

Cidades

Dia Nacional do Combate ao Glaucoma terá ação no Riopreto Shopping

Campanha com equipe do Hospital de Olhos da Redentora será realizada nesta sexta-feira, dia 25, das 10h às 21h

Publicado há

em

Com o intuito de alertar a população sobre a importância dos exames oftalmológicos de rotina, a equipe do HO Redentora (Hospital de Olhos da Redentora) realizará no Riopreto Shopping, nesta sexta-feira, dia 25, uma campanha de orientação relacionada ao glaucoma, já que no dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Este é o quinto ano consecutivo desta ação que já atendeu milhares de pessoas.

De acordo com o oftalmologista José Renato Duarte, especialista em Glaucoma e coordenador do evento, as pessoas precisam ficar mais atentas, pois o glaucoma não tem cura, mas na maioria dos casos a doença pode ser controlada satisfatoriamente com tratamento apropriado. “É importante que as pessoas saibam que é uma doença silenciosa e que quando o paciente percebe os sintomas, pode ser tarde demais”, alerta, ressaltando que atualmente o procedimento mais inovador para o tratamento desta doença são as MIGS (Cirurgias Minimamente Invasivas).

“As MIGS são eficazes e com menos riscos de lesões ao globo ocular, além de eliminar a necessidade de uso contínuo de medicamentos. Nas cirurgias de MIGS reestabelecemos o fluxo fisiológico para reduzir a pressão ocular, possibilitando maior margem de segurança e recuperação mais rápida”, conta Dr. José Renato Duarte, especialista em glaucoma.

Dados

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira total em todo o mundo, com cerca de 2,4 milhões de novos casos registrados a cada ano. A única prevenção é a consulta anual ao oftalmologista, onde o profissional irá realizar exames específicos para verificar sua saúde ocular. De acordo com médico do HO Redentora, é importante ficar atento ao histórico familiar, pois cerca de 30% dos pacientes que sofrem com esta doença possuem algum caso antecessor na família.

Chances de ser portador de Glaucoma aumentam com a idade:

– Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;

– Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma*;

– Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma*;

– Uma forma muito rara de Glaucoma pode ocorrer em crianças.

SERVIÇO:

Data: 25/05 (sexta-feira)

Horário: 10h às 21h

Local: Riopreto Shopping (em frente a loja Lupo)

 

AS MAIS LIDAS