Redes Sociais

Cidades

Morre o jornalista Adib Abdo Muanis

Adib foi um dos grandes nomes do jornalismo rio-pretense com forte atuação na imprensa falada e escrita

Publicado há

em

Faleceu nesta quinta-feira (dia 24), o radialista e jornalista, Adib Abdo Muanis, aos 92 anos.

Muitas homenagens começaram a ser publicadas nas redes sociais: “O nosso ‘testemunha ocular da história’. O número zero. Adibão. Você foi demais. Obrigado por tudo”, escreveu o historiador Fernando Marques.

Radialista e jornalista, Adib Abdo Muanis iniciou carreira na Rádio PRB-8 em 1948. Atuou em muitas emissoras como, Rádio Cultura, Rádio Difusora, Rádio Piratininga e Rádio Independência; tendo apresentado programas de sucesso como Cortina Romântica, Sonho do Oriente, Show da B-8, Clube da Cirandinha e Tenda do Adib. Foi o criador do programa Hora Fantástica, outro grande sucesso de audiência. No jornalismo impresso também teve participação ativa, como diretor de redação e sócio proprietário do jornal Dia e Noite, de 1978 a 1981; editor regional do jornal Participação, diretor do jornal O Diário de Ribeirão Preto, diretor e fundador do jornal Diário de Carajás, Conceição do Araguaia, PA, de 1980 a 1981, editor de A Tribuna Regional em 1989 e editor do jornal O Congressista. Foi cronista na Folha de Rio Preto e colaborador de outros jornais rio-pretenses.

Adib esteve à frente dos grandes acontecimentos ocorridos em Rio Preto e região.  Foi o primeiro repórter a transmitir a notícia do acidente no rio Turvo que matou 59 estudantes rio-pretenses em 1960.

Desde 2010 era membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

O corpo de Adib Muanis será velado no cemitério da Ercília, em São José do Rio Preto, a partir das 18h. O sepultamento acontecerá no mesmo local, amanhã (dia 25), às 10h.

AS MAIS LIDAS