Redes Sociais

Cidades

Procon orienta para compras do Dia dos Namorados

Com o aumento de vendas nesta data, o consumidor deve ficar atento aos detalhes do negócio

Publicado há

em

O Dia dos Namorados está chegando e, com ele, a movimentação do comércio com as compras dos presentes para a pessoa amada. Por isso, o Procon Rio Preto preparou algumas dicas para os consumidores ficarem atentos e saírem satisfeitos com o resultado.

É importante lembrar que a troca só se torna obrigatória em casos de defeitos e vícios ocultos, ou se a loja se comprometer no ato da compra a trocar o produto por gosto, tamanho ou cor. Já em compras realizadas pela internet, o consumidor deve prestar atenção ao prazo de 7 dias para o arrependimento – que é contado a partir da compra ou do recebimento do produto – com direito ao reembolso total.

As flores e as cestas comemorativas são os produtos mais vendidos nessa época e devido ao aumento na procura, os preços sobem bastante. O economista do Procon, Eraldo Angelotti, recomenda que o consumidor pesquise em vários estabelecimentos antes de comprar e verifique as condições de pagamento. “Os lojistas costumam oferecer desconto em pagamentos à vista,” lembrou.  

Restaurantes, casas noturnas e bares também fazem parte das opções mais escolhidas pelos casais no seu dia. “O consumidor deve fazer a reserva com antecedência e ficar alerta às taxas adicionais na conta, por exemplo, os 10% do garçom, que não são responsabilidade do consumidor”, afirma o diretor do Procon Rio Preto, prof. Arnaldo Vieira.

Vieira alerta ainda sobre a compra do vale-presente, pois na dúvida do que comprar, muitos optam por essa facilidade: “A primeira coisa é definir com o vendedor como será a restituição da diferença de valores entre o produto escolhido e o vale-presente. Além disso, todas as informações sobre o tipo de artigo e valor do vale devem constar por escrito, seja na nota fiscal ou em outro documento que comprove a compra”.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade ou tenha dificuldades para fazer valer seus direitos e deveres, deve procurar o Procon mais próximo e registrar a queixa.

 

AS MAIS LIDAS