Redes Sociais

Cidades

Quatro vidas que podem ser salvas em um ato de 15 minutos

Esse é o tempo em que a pessoa fica na sala de captação do Hemocentro de Rio Preto. Nesta quinta-feira, dia 14, foi comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado há

em

Um ato de solidariedade e que demora poucos minutos. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado na quinta-feira, dia 14, com ações no Hemocentro de Rio Preto. O principal objetivo da data, que faz parte do Junho Vermelho, é conscientizar à população da importância de mais pessoas se tornarem doadores de sangue.

Além de campanhas, os hemocentros agora contam com uma nova ferramenta que deve contribuir e facilitar a vida do ‘bom samaritano’. Criado em 2017, o aplicativo ‘Time do Sangue’ está disponível gratuitamente para as plataformas IOS e Android.

Por meio do app, o usuário tem acesso a informações pertinentes e recebe lembretes para que possa voltar a doar sangue assim que possível. Já os hemocentros têm a possibilidade de conhecer a demanda de doação e preparar seus colaboradores para receber os doadores de acordo com os horários de agendamento.Ao acessá-lo pela primeira vez o doador tem a possibilidade de criar uma conta com todos os dados ou vincular o App a sua conta do Facebook. Uma facilidade do aplicativo é que o voluntário pode realizar o agendamento da doação e ser notificado sempre que alguém precisar de sangue.

Junho Vermelho

Atualmente o Hemocentro de Rio Preto atende 34 instituições de saúde do município e da região. A coordenadora do setor de captação de doadores, Barbara Cabrera Esteves, fala sobre a procura do banco de sangue.

“Temos uma demanda que gira em torno de seis a sete mil transfusões por mês. Isto por que existe diversos tipos de situações que exigem a transfusão. Vai desde pacientes que possuem uma anemia mais graves ou plaquetas baixas e até procedimentos cirúrgicos. Hoje recebemos em média até duas mil doações mensais, o ideal seria 2500 para atender todas as solicitações” conta.

A estudante Marina Francisquetti, de 23 anos, estava doando sangue pela primeira vez nesta quinta-feira. “É um ato de solidariedade e de grande importância que pode salvar vidas. Hoje sem saber que era a data tive esta iniciativa. Será a primeira doação dentre outras muitas” afirma.

O autônomo Danilo Scarpelli, de 32 anos, já pode se considerar um veterano quando o assunto é doação de sangue. “Sou doador há 10 anos. Sempre que posso venho ao Hemocentro, um gesto simples de amor ao próximo. Nunca sabemos o dia de amanhã, por exemplo, algum tempo atrás meu sogro precisou fazer transfusão e graças a Deusdeu tudo certo. Por isso sempre devemos ficar atento para o estoque e quando tiver oportunidade, as pessoas devem doar para não faltar”, conta.

“Devido à campanha Junho Vermelho recebemos uma grande demanda de voluntários. Hoje estamos com nosso estoque com um número razoável de bolsas. Mas até semana passada estávamos 30% abaixo do nosso limite. Por isso é importante que as pessoas continuem doando depois da campanha, pois uma bolsa de sangue tem um prazo de validade de até 40 dias e também temos uma demanda muito grande” diz coordenadora do setor de captação.

Cadastro medula óssea

Um erro muito comum são as pessoas que doam sangue achar que seus nomes já serão incluídos automaticamente no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “São situações diferentes. Doar sangue não faz que o nome do doador seja incluído no banco de dados. É necessário que o voluntário comunique o hemocentro que deseja se cadastrar. São procedimentos diferentes” explica Bárbara.A coordenadora faz outro alerta para quem já em seus dados inclusos Redome. “Após cadastrado, as informações entram no banco de dados e o importante é o doador manter seus dados atualizados. Achar um doador de medula é algo muito raro, e já aconteceu de encontrarmos uma pessoa compatível com o paciente, mas este não foi localizado por endereço não estar em dia”, diz.

O Hemocentro Rio Preto fica na avenida Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama e funciona diariamente das 7h às 13h.

 

AS MAIS LIDAS