Cidades
Atividades movimentam Riopreto Shopping para comemorar Dia Mundial da Fotografia
Exposição fotográfica ‘Mais que mil palavras, uma homenagem a fotografia’ ficará de 16 a 23 deste mês, no centro de compras; no domingo, dia 19, os 22 fotógrafos que participam da mostra vão fazer uma ação de fotos espontâneas pelos corredores de lá

Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, comemorado neste domingo, dia 19, será realizada no Riopreto Shopping, entre os dias 16 e 23 de agosto, a exposição fotográfica “Mais que mil palavras, uma homenagem a Fotografia”. O evento é uma parceria com a Afocirp (Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de Rio Preto) e Fotoclube Rio Preto e Branco, e tem como organizadores os fotógrafos Jorge Maluf, Paulo Berton e Ruy Barbosa Júnior.
Quem passar pelo local poderá ver imagens de 22 fotógrafos, sendo que cada um apresentará quatro trabalhos. São eles: Adriano Martins; Bruna Berton; Carlos Chimba; Caroline Romani; Celso Leandro; Daniel Falchetti; Dina Lúcia Bessa; Edson Saito; Gisele Spiewak; Guilherme Baffi; Jair Fachini; João Bosco Guerreiro; Jorge Maluf; José Elias Bessa; Márcio Nakamoto; Paulo Berton; Ricardo Boni; Rosi Caires; Ruy Barbosa Jr.; Suzi Ruiz; Sylvia Cury; e Valdecir Gerotto.
Uma atividade mais que especial irá agitar os corredores do Riopreto Shopping no dia 19 de agosto, o “Diga Xiiis”. Os fotógrafos que participam da exposição “Mais que mil palavras, uma homenagem a Fotografia” irão circular entre as pessoas que estiverem no centro de compras, a partir das 15h, e farão cliques espontâneos. Os registros serão divulgados nas mídias do Riopreto Shopping. Por isso, se visitar o local na tarde de domingo, lembre-se de sorrir, porque você poderá estar sendo fotografado. É o clássico: Diga Xiiis.
Dia Mundial da Fotografia
A escolha de 19 de agosto como o Dia Mundial da Fotografia se deu por conta da invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a nova invenção. O aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographie alguns anos antes.
Em 1839 também foi inventado o calótipo, outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Com isso, 1839 se consagrou como o “Ano da Invenção da Fotografia”.
Cidades2 diasMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Política2 diasMP reforça validade de relatório com IA e rebate defesa de Marcondes
Nacional1 diaCiclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
Política2 diasPrefeito veta projeto que obriga ar-condicionado em escolas municipais



