Redes Sociais

Cidades

AACD completa 10 anos em Rio Preto com mais de 265 mil atendimentos

Entidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada para trabalhar com pessoas que apresentam deficiência

Publicado há

em

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) completou 10 anos em São José do Rio Preto. A sede local abriu suas portas no dia 10 de dezembro de 2008, sendo motivo de orgulho para a cidade e região, que utilizam suas instalações para os mais variados tratamentos.

Os números impressionam. Durante esse período foram atendidas 8.530 pessoas gerando 265.366 atendimentos. Atualmente 293 pessoas estão recebendo toda a atenção dos profissionais e voluntários que atuam na AACD. Sua estrutura oferece os serviços de fisioterapia, fisioterapia aquática, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social, gameterapia, integração sensorial e grupo de estimulação precoce.

O convênio mantido com a Prefeitura de Rio Preto e região é responsável por manter 72% dos atendimentos. O restante dos custos é bancado graça ao trabalho dos voluntários, que são incansáveis na realização de eventos que geram renda, para assim conseguir manter as portas da instituição abertas. Festas, bazares e uma série de ações acontecem de forma quase que ininterrupta, e todo tipo de doação é bem-vinda.

Diretoria

Desde 2013 Adriane Albuquerque Cirelli é a presidente da sede local da instituição.  E atualmente conta com o auxílio dos conselheiros: Rosimar Silva; Isabel Cristina; Gisela Ferreira; Lícia Fernandes; Leandro Melo; e Fabiana Perpétua. Também já estiveram na presidência da AACD Arnaldo Almendros Mello e Vítor César Bonvino.

Voluntários

Os voluntários são fundamentais para o funcionamento da AACD. São pessoas que não medem esforços para transmitir carinho e atenção aos pacientes durante os tratamentos de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência física. Mais do que doar o seu tempo, ou alguma importância financeira, um voluntário doa amor, carinho e atenção, podendo conviver com histórias capazes de mostrar o verdadeiro significado da vida. Ser voluntário vai muito além de se doar, é sim uma forma de receber e multiplicar amor e compromisso com o próximo. Seja você também um voluntário da AACD, basta procurar a instituição e se informar sobre as formas possíveis.

Atuação e Profissionalismo

A AACD conta com uma equipe multidisciplinar especializada, capacitada e treinada para trabalhar com pessoas que apresentam deficiência. Os profissionais passam por constantes atualizações com o objetivo de oferecer tratamentos e terapias eficientes e capazes de dar autonomia aos pacientes. Na AACD funcionam as clínicas de: paralisia cerebral (trata crianças que sofreram um dano cerebral antes, durante ou após o parto, com sequelas que acometem vários órgãos e sistemas do organismo); lesão medular (paraplégicas ou tetraplégicas devido a uma lesão na medula espinhal, e pacientes com esclerose múltipla), lesão encefálica adquirida infantil e adulto (vítimas de traumatismo craniano, infecções cerebrais, tumores, anóxias e Doença de Parkinson), mielomeningocele (má-formação congênita da medula espinhal e da coluna vertebral, causada por mielomeningocele, lipomeningocele, espinha bífida oculta e agenesia da coluna lombo-sacra), má formação congênita (osteogenesis imperfecta – doença dos ossos de vidro, artrogripose múltipla congênita – articulações rígidas e doenças genéticas que causam alterações, principalmente nos membros), amputados, doenças neuromusculares (causa hereditária que têm origem no músculo – miopatias, ou no nervo periférico – neuropatias) e sequelas da poliomielite.

Saiba Mais

A AACD teve início em 1980, pelas mãos do ortopedista Renato da Costa Bomfim que, inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, criou uma estrutura semelhante no Brasil. Hoje, a instituição é referência em qualidade no tratamento de pessoas com deficiência física. De lá pra cá, novos centros foram abertos, entre eles o de São José do Rio Preto, que só foi possível graças aos recursos arrecadados no Teleton 2007, sendo que a unidade conta com uma parceria com a prefeitura local.

A AACD-SP constrói e equipa o centro de reabilitação, seleciona, treina e supervisiona as equipes técnicas, mas é a prefeitura que custeia a folha de pagamento e a manutenção do prédio. O Teleton é uma ação realizada pelo SBT, em parceria com outras emissoras de TV e uma série de empresas amigas. O evento que dura mais de 24 horas, sendo transmitido integralmente, arrecada um montante fundamental para que as unidades da AACD sigam em pleno funcionamento.

 “Vida é movimento”, essa é a causa da AACD que além da reabilitação física desenvolve diversas outras atividades, como a inserção no esporte paraolímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes, promovendo melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada.

A instituição acredita em uma sociedade que convive com as diferenças porque reconhece em cada indivíduo sua capacidade de evoluir e contribuir para um mundo mais humano.

 

Informações:

AACD São José do Rio Preto – Av. da Luz, 2525 – Taraf II

17 3201 1510  – www.aacdriopreto.org.br

 

AS MAIS LIDAS