Redes Sociais

Cidades

Médico e visionário, morre aos 86 anos Wilson Romano Calil

A causa da morte foi motivada por uma isquemia mesentérica, que decorre quando há uma lesão interna no intestino delgado pela falta de sangue. O corpo do ex-prefeito foi enterrado no cemitério Jardim da Paz

Publicado há

em

Ex-prefeito de Rio Preto, cirurgião, advogado e orador. Wilson Romano Calil era um homem à frente do seu tempo. Com 86 anos, Calil morreu na noite de quarta-feira, dia 12. Segundo familiares, ele estava internado na UTI desde o último dia 8 após sofrer uma queda e fraturar o fêmur. Inicialmente foi levado à Santa Casa de Rio Preto e, em seguida, transferido para o hospital Beneficência Portuguesa.

A causa da morte foi motivada por uma isquemia mesentérica, que decorre quando há uma lesão interna no intestino delgado pela falta de sangue. O corpo do ex-prefeito foi enterrado no cemitério Jardim da Paz.

Casado com a advogada Tereza Cristina, com quem teve quatro filhos, Wilson Romano Calil era um dos raros políticos, que sempre combateu a corrupção. Foi prefeito de Rio Preto entre 1973 e 1976, pelo partido Arena, tendo como vice-prefeito o médico Raul de Aguiar Ribeiro. Uma das obras mais emblemáticas da sua gestão foi o Complexo de Elevados João 23, conhecido como Viaduto Jordão Reis, que liga a avenida Bady Bassitt ao bairro Maceno. Mesmo após anos da inauguração, a estrutura viária se mostra fundamental para o escoamento de veículos na região. Entre outras conquistas para cidade estão a construção do Zoológico Municipal, Apae Rural e várias escolas.

Especializado em cirurgia, Calil abriu consultório em Rio Preto, em 1961, e liderou a primeira campanha no Brasil de combate às drogas.

Grande orador, Calil era frequentemente visto proferindo suas ideias sobre política, cotidiano e mundo. Atuou como comentarista na televisão, na TV TEM, e articulista na Gazeta de Rio Preto. “Foi uma honra ter as ideias de Wilson Romano Calil disseminadas e divulgadas nas páginas da Gazeta. Ele era, sem dúvida, um homem inteligente e íntegro nas atitudes e pensamentos. Uma perda para a história de Rio Preto. Mas o que fica é a nossa admiração e o legado deixado por ele”, disse Haydeé Tebar Mardegan, direto executiva da Gazeta de Rio Preto. Da noite de quarta-feira, dia 12, até o fechamento desta edição, amigos prestaram homenagens nas redes sociais. Na maioria, o ex-prefeito é lembrado com carinho, uma pessoa visionária e progressista.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. As bandeiras do município estão a meio mastro em sinal de respeito e luto pela família. Pelas redes sociais, Edinho destacou a importância de Calil. “Nossa cidade perdeu o médico e um grande homem público. Nossos sentimentos à família”, afirmou em nota. 

AS MAIS LIDAS