Redes Sociais

Cidades

Famerp inaugura espaço para exposição permanente de arte

Lançamento oficial acontece no próximo dia 22 de março, às 10h, na biblioteca da faculdade

Publicado há

em

A Faculdade de Medicina de Rio Preto de Rio Preto (Famerp) ganhou um espaço de exposição de arte permanente. O branco das portas cedeu lugar ao colorido por meio das mãos de artistas plásticos de renome nacional e internacional. O projeto é intitulado “Arte é Saúde” e visa promover movimentos artísticos dentro da faculdade. “Temos diversos espaços que podem ser aproveitados para estimular a arte. As cores também deixam os ambientes mais alegres, receptivos. Melhora a paisagem para alunos e visitantes, além de fazer com que a Famerp respire cultura”, diz Vânia Del’ Arco Paschoal, vice-coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem e idealizadora do projeto na Famerp.

A primeira ação do “Arte é Saúde” foi realizada na biblioteca da faculdade, mas o objetivo é levar o projeto para todos os espaços da instituição. As portas foram pintadas, de forma voluntária, pelos artistas Héstia Tenfuss, Regina Cheida, Germana Zanetti, Sandra Antunes e Jane Ferrari. Eles criaram obras abstratas e desenhos relacionados ao cômodo que a porta leva.

Também participam da iniciativa Newton Malvezzi (arte digital) e Vicente Serroni (escritor). O projeto tem apoio do Núcleo Econômico Criativo da Acirp e a curadoria é de Jane Ferrari. “A pintura das portas foi um sucesso. Conseguimos chamar a atenção também para a ‘saúde cultural’. Agora outros departamentos já estão perguntando quando vão ganhar mais cor e exposição de arte”, afirma Vânia.

O projeto também vai contar com um espaço permanente, no hall da biblioteca, para a exposição de quadros e esculturas. O objetivo é que as obras sejam trocadas a cada três meses, promovendo visibilidade a um maior número de artista de Rio Preto e região. O lançamento oficial acontece no próximo dia 22 de março, às 10 horas, na biblioteca da Famerp. No dia da abertura das exposições haverá o lançamento do livro – Heróis do faz de conta – do escritor Vicente Serroni, membro do NEC, e da ilustradora Maria Victoria de Paula Roma.

 

AS MAIS LIDAS