Redes Sociais

Cidades

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução na criminalidade em Rio Preto

Segundo estatísticas divulgadas recentemente, houve uma redução nos números de homicídios, roubos, furtos e roubos de veículos quando comparado os oito primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2018

Publicado há

em

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma redução na criminalidade em Rio Preto nos oito primeiros meses deste ano quando comparado com o mesmo período de 2018. Casos de homicídios caíram 37,5%  e roubos uma redução de 24,1%. Também houve queda nos números de furtos, furtos de veículos e roubos de veículos.

Para a Tenente da Polícia Militar, Amália Paci, a implantação do Batalhão de Operações Especiais (Baep) e novas políticas de seguranças contribuíram para a redução da criminalidade. “Nosso efetivo aumento muito após a ampliação do Baep. Não só em Rio Preto, mas em toda nossa região. São mais policiais patrulhando as ruas do nosso município. E também outro fator que ajudou na queda da criminalidade são os programas desenvolvido pela PM  como por exemplo a vizinhança solidária” afirma.

O programa ‘Vizinha Solidária’ está foi implantando em alguns bairros e está em fase de ampliação. Através de grupo criados em aplicativos de mensagens a população tem uma linha direta que contribui com a queda de furtos e roubos nos bairros.

Enquanto em 2018 foram registrados 4549 furtos, neste ano foram registras 3915 ocorrências, uma redução de 13,9%.  Já nos registros de roubos, a queda foi ainda maior, uma redução de 24,1%.

“O que nos ajuda nestes grupos é a colaboração direta da população. Um morador percebe uma pessoa em atitude suspeita, ou mesmo um veículo passando várias vezes na rua, ela já coloca a informação no grupo. A partir dali é solicitada a presença da PM. Caso for um criminoso, ele vai desistir ao perceber a aproximação da viatura, impendido a ação criminosa”, diz Amália.

Roubos de veículos reduziram 18,8% e furto de veículos caíram 3,8%. Reflexo destes números é a participação direta da Vara da Infância de Juventude.

“O criminoso que iria praticar o delito fica mais inibido, pois ele percebe que a cidade está mais protegida e deixa de agir. Porém, outro fator que também está ajudando diretamente na queda destes crimes, são ações tomadas pela Vara da Infância e Juventude. Menores reincidentes estão ficando apreendidos, isto faz com que reduza aquela sensação de impunidade, o que não acontecia com tanta frequência no passado”, afirma a Tenente.

“Pelo menos 80% de furto de veículos, menores estavam envolvidos. E por conta desta nova sistemática adotada pela PM junto com a Vara da Infância e Juventude, faz com que o menor infrator pense antes de praticar o delito”, complementa a Tenente.

Aumento nas tentativas de homicídios

Dados de Secretaria de Segurança Pública apontam uma redução nos números de homicídios em 37,5%. Em 2018 foram registrados 24 assassinatos e neste foram 15 mortes. Mas houve um aumento de 100% nas tentativas de homicídios. A Tenente Amália explica a dificuldade de reduzir este tipo de crime.

“Mesmo com o aumento no efetivo não conseguimos uma redução neste tipo de crime por que eles acontecem dentro dos lares. Se olharmos todos os boletins de ocorrência de tentativa de homicídio a maioria envolve briga de marido e mulher, que no calor da discussão acaba acontecendo a tentativa. É um crime muito difícil de combater exatamente por isso” afirma.

Ainda de acordo com a Tenente, este é um tipo de crime que existe grande reincidência. “A maioria das mulheres muitas vezes não registram ocorrência, ou demoram para procurar ajuda e quando registram a agressão não dão andamento nos processos. Não pedem medidas protetivas e continuam convivendo com o agressor”, diz.

“Se a mulher é vítima de violência, ela tem que procurar apoio e ajuda. Infelizmente, muito das vítimas, mesmo sendo agredida ela ainda acha que é culpa pelo aquele cenário. Por isso, é necessária uma mudança de valores, o que está errado tem que ser denunciado. Somente assim poderemos diminuir este tipo de crime” finaliza Amália.

AS MAIS LIDAS