GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Previous Next

Defesa Civil realiza simulação de descarrilamento em Rio Preto

A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 8, na avenida Duque de Caxias, próximo a represa municipal.

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 8, uma simulação de descarrilamento de vagões carregado com combustível na avenida Duque de Caxias, no bairro Jardim Seixas, em Rio Preto. O exercício contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) e Rumo Logística.

O acidente simulava um descarrilamento com vazamento de combustível, antes da chegada do Corpo de Bombeiros, a escola Sesi foi evacuada e os alunos levado para uma área de segurança.

Com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros, parte do efetivo controlava o resfriado dos vagões tombado para evitar um princípio de incêndio, enquanto outra parte presta socorro aos feridos.

Bombeiros também utilizaram barreias para impedir o vazamento do óleo na  represa municipal, responsável pelo abastecimento de 25% da cidade. Ao término do exercício, o diretor da Defesa Civil, Carlos André Medeiros Lamin, falou da importância do simulado.

“Em uma ocorrência real, nos primeiros momentos acontece o fator que chamamos de caos, onde várias agências atuam sem comunicação, batendo a cabeça. Então o objetivo é evitar que isto aconteça e aja um entrosamento entre as equipes de emergências e também treinar o plano de emergência de cada instituição envolvida”, explica Lamin.

O trânsito precisou ser desviado até a conclusão dos exercícios. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) redirecionaram o trânsito sem prejuízo aos motoristas. Todo efetivo do Corpo de Bombeiros que atuou na simulação estavam de folga e as viaturas usadas no exercício são as reservas da instituição, por isso o serviço de emergência não foi comprometido. 

Por Alex Pelicer em 08/10/2019 às 13:10
TerrasAlphaville