Cidades

'Domingo na Represa' terá esportivas, culturais e recreativas

O evento promovido pela Unimed Rio Preto e Prefeitura Municipal e será realizado das 7h às 12h, na avenida Nadima Damha, às margens do Lago 3.

A Represa Municipal de Rio Preto (Lago III) vai receber neste domingo,15/12 uma manhã repleta de atividades esportivas, culturais e recreativas para todas as famílias e para pessoas de todas as idades. O “Domingo na Represa”, é um evento promovido pela Unimed Rio Preto e Prefeitura Municipal e será realizado das 7h às 12h, na avenida Nadima Damha, às margens do Lago III da Represa.

A população terá acesso a atividades como badminton, tênis de mesa, aula de Zumba, alongamento, yoga, plogging (caminhada com coleta de lixo), brinquedos para as crianças, distribuição de pipoca e algodão doce, espaço para treino de assessorias esportivas, ciclofaixa para treino e foodtrucks.

O objetivo do evento é incentivar a prática de atividades físicas que proporcionem qualidade de vida, saúde bem-estar. A intenção dos organizadores é que a população aproveite mais a região da represa, assim como acontece na cidade de São Paulo, onde a avenida Paulista é fechada ao tráfego de carros aos domingos para que as pessoas possam usufruir o espaço de outras formas.

“Uma das metas da Unimed Rio Preto é exatamente incentivar atividades que proporcionem qualidade de vida, como a prática esportiva. Tanto que temos a campanha Mude1Hábito, exatamente com esse objetivo. Certamente o Domingo na Represa será um sucesso e passará a fazer parte das atividades dos rio-pretenses”, afirma o presidente da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio.

Represa Municipal

A Represa Municipal é um santuário ecológico. Biólogos da Secretaria do Meio Ambiente já catalogaram 123 espécies entre aves, mamíferos, anfíbios e répteis no local que todos os dias, centenas de pessoas fazem caminhada.

Uma área de águas superficiais, de extrema beleza natural e ótima opção de lazer e turismo, o Parque da Represa de Rio Preto é considerado o cartão postal da cidade. Além disso, a Represa é responsável pelo abastecimento de 25% a 30% da água que chega aos moradores, após tratamento no Palácio das Águas.

É possível fazer caminhada, apreciar a paisagem natural e cruzar com famílias inteiras de capivaras ou de patos e gansos, que encantam as crianças e os familiares. As capivaras vivem no mesmo ambiente há décadas conforme explicam especialistas e historiadores. Como o habitat é o ideal para elas, nem mesmo a presença humana é capaz de espantá-las. Num levantamento recente da Secretaria do Meio Ambiente, mais de 100 capivaras moram no local.

O Parque da Represa possui administração própria e é composto de quadros administrativo e de manutenção, máquinas, veículos e equipamentos e sede própria situada às margens do lago II, ao lado da Guarda Municipal.

História

A Represa Municipal foi construída em 1956. Entre 1987 e 1990, os arquitetos Jamil José Kfouri e Myrthes Baffi executaram, sob a coordenação do arquiteto Milton Assis, o "Plano de Áreas Verdes".

No projeto, a projeção de três lagos: o Lago I, localizado na região do Complexo Swift e do "Anfiteatro" Nelson Castro; o Lago II, que fica junto aos quiosques e principais equipamentos do Parque; e o Lago III, posicionado em frente aos condomínios Damha.

Em 1988, o Parque da Represa Municipal recebeu significativa revitalização próximo à área da Swift e um novo paisagismo, entre 1990 e 1991. E tem recebido recentes melhorias desde 2017.

Três lagos

O lago I possui pista de caminhada no entorno de suas margens, além do Anfiteatro Nelson Castro. Neste lago está atualmente a maior árvore de Natal da cidade com 25 metros de altura. A margem do lago e o contorno dos prédios do Complexo Swift também estão iluminados.. O lago II possui uma pista de caminhada de 2.700 metros de extensão, dois sanitários públicos, 22 quiosques que formam a praça de alimentação, uma ilha no centro do lago que é habitada por diversas aves e animais silvestres, 19 quiosques para lazer, playground, três academias da boa saúde, três academias ecológicas, paisagismo e arborização em toda extensão da pista de caminhada, dezenas de bancos e mesas no seu entorno, jardim japonês recentemente revitalizado, quadra de areia, exposição de uma avião Impala AT-26A doado pela FAB, passarela sobre o lago que permite uma visão de todo o lago que está decorada com túnel de luzes para o Natal, de suas margens e da ilha, espaço preferido para se tirar fotos.

O lago III está situado em frente aos condomínios Dahma e possui pista de caminhada e de ciclismo, ambas com extensão de 2.900 metros cada, sanitário público, posto avançado da Guarda Municipal e academia da boa saúde.

Visitas Monitoradas

Ocorrem ações de Educação Ambiental, através de visitas monitoradas, mediante agendamento prévio.

A visita monitorada colabora com a construção de uma socialização das experiências inovadoras em educação ambiental de escolas, incentiva a curiosidade e o conhecimento dos participantes em relação ao mundo e a natureza e fomenta a relação entre teorias e práticas ambientais, propiciando o contato com a natureza.

Dessa forma, a visita monitorada é planejada tornando o passeio instrutivo e agradável, abordando conceitos ecológicos como: diversidade da vegetação, fauna, cuidados com a água, geração de lixo, aquecimento global e sobre a nascente modelo.

Para mais informações e agendamentos, entrar em contato por e-mail ou telefone: E-mail: [email protected]/ Telefone: (17) 3215 0748

Por Da Redação em 14/12/2019 10:25