GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Guarda Municipal intensifica fiscalização após acidente com linha de cerol

Vítima teve ferimentos leves na mão. Guardas apreenderam 247 carretéis com cerol no ano passado

No começo desta semana, uma motociclista, de 39 anos, foi atingida por uma linha com cerol, no bairro Parque Nova Esperança, em Rio Preto. A vítima sofreu ferimentos leves em uma das mãos e não procurou ajuda médica. Desta vez, o acidente foi leve, mas em muitos casos, situações como esta podem terminar em lesões grave ou até mesmo em mortes.

No ano passado, a Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu 247 carretéis com cerol e deverá intensificar ainda mais a fiscalização no mês de janeiro e fevereiro, período de férias escolares. “Iremos realizar as operações, juntamente com outros órgãos de fiscalização, durante esse mês de férias, que é quando a brincadeira é mais frequente. Mesmo antes deste período, a GCM realiza uma série de palestras nas escolas municipais para tentar conscientizar desde cedo. Acreditamos que a conscientização ainda é a melhor solução”, afirma o guarda municipal Roger Assis.

O agente ainda destaca que quem for flagrado com linha cortante poderá ser detido e multado. “Seja adulto, adolescente ou criança, quem for flagrado com cerol terá o material recolhido e uma multa de meio salário mínimo é aplicada. Se for reincidente o valor dobra. Caso haja crime, como o ferimento de uma pessoa, todos são encaminhados à Central de Flagrantes e poderão responder criminalmente”, afirma Roger.

O guarda municipal também fala das dificuldades enfrentadas pela GCM durante as fiscalizações. “Apreendemos o material normalmente, mas o proprietário muitas vezes foge deixando tudo para trás quando percebe a aproximação da viatura. Como são muitos, não é possível apreender todos os infratores. Outro fator é que Rio Preto é uma cidade extensa, nem sempre é possível atender todos os chamados e denúncias”, diz o GCM.

“Não somos contra esta atividade. Pode ser sim uma diversão, mas o ideal é que quem for soltar pipa sempre em um local descampado, longe das ruas, postes de energia e veículos. Garantindo a integridade de quem vai praticar a atividade quando dos demais. Também recomendamos aos motociclistas a utilização da antena corta pipa, ela já salvou a vida de muitos que foram atingidos pelas linhas. É de suma importância”, finaliza Roger.

Por Da Redação em 09/01/2020 23:59
TerrasAlphaville