Cidades

Mais de 60 cães da raça shih tzu são resgatados de canil clandestino em Rio Preto

A diretoria do Bem-Estar Animal e policiais ambientais encontram 66 cachorros, 60 adultos e seis filhotes, em situação inadequada no Parque da Liberdade II. A proprietária do imóvel não foi localizada. Ela foi autuada em R$ 198 mil por praticar ato de maus tratos a animais domésticos

Um canil clandestino foi descoberto na manhã desta quarta-feira, dia 19, após uma denúncia de maus-tratos no Parque da Liberdade II, em Rio Preto. A diretoria do Bem-Estar Animal e policiais ambientais encontram 66 cachorros da raça shih tzu no local. Todos os animais, 60 adultos e seis filhotes, foram recolhidos e passarão por avaliação veterinaria. A moradora foi autuada em R$ 198 mil por praticar ato de maus tratos a animais domésticos.

De acordo com informações, após denúncias a Diretoria do Bem-Estar Animal solicitou autorização judicial para entrar no local. Policiais ambientais junto com funcionários da pasta seguiram até o imóvel, mas não localizaram a proprietária. Todos os cachorros foram recolhidos encaminhados para avaliação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Por nota, a Polícia Ambiental afirmou que os animais viviam soltos no quintal e também em situação inadequada. "O mau cheiro e péssimas condições de higiene, aliados a presença de ectoparasitas e barulho incomodavam toda a vizinhança. Houve várias tentativas de vistoria no local, mas a moradora nunca franqueou a entrada em sua residência, porém após ação judicial, foi expedida ordem para ingresso que culminou na apreensão".

A moradora foi autuada por praticar ato de maus tratos a animais domésticos e responderá em liberdade pelo crime ambiental previsto no artigo 32, da Lei 9605/98. Os animais serão encaminhados para doação após estarem aptos.

Por Da Redação em 19/02/2020 09:55
TerrasAlphaville