GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Em Rio Preto, Passaredo e Azul suspendem voos

Decisão das companhias aéreas é por conta da pandemia do novo coronavírus. Latam reduziu o número de voos

As companhias Passaredo Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras suspenderam os voos partindo de Rio Preto por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus que assola o país. As empresas justificaram que a medida foi necessária em decorrência da queda acentuada na demanda pelo transporte aéreo, redução na venda de passagens e crescentes pedidos de cancelamentos causando impactos nas operações.

A Latam vai continuar com voos para Rio Preto, mas com redução da malha.

O aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, em Rio Preto, recebe em média 12 voos comerciais diariamente das três companhias. No ano passado, segundo dados estatísticos do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), o terminal de passageiros recebeu uma média diária de aproximadamente 2,2 mil passageiros.

A companhia Passaredo Linhas Aéreas cancelou toda sua operação no início desta semana. A Passaredo decidiu suspender todos os voos e manter todas as aeronaves em Ribeirão Preto por tempo indeterminado.

A empresa oferecia voos diários entre Rio Preto e Brasília diariamente em um acordo operacional com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Em seu site, a companhia afirmou “estar negociando com os sindicatos qual a forma de reduzir a força de trabalho, a fim de evitar qualquer processo de demissão de colaboradores nesse momento difícil por que passa nosso país. As atividades da empresa serão mantidas em seu mínimo durante o período de suspensão das operações”, justificava a nota. E também orientava aos passageiros “que tiveram seus voos cancelados, que estão flexibilizando ao máximo todas as regras tarifárias, facultado a remarcação para qualquer data futura ou mesmo postergando o crédito para uso em viagens futuras. Todos serão contatados pela empresa, não sendo necessária nesse momento qualquer iniciativa de contato”, conclui a nota.

Já a Azul Linhas Aéreas Brasileiras realiza cinco voos por dia partindo de Rio Preto, quatro deles para o aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e para Cuiabá/MT, também cancelou todas as operações na cidade. A companhia, que reduziu a operação da frota em 90%, irá operar até o dia 30 de abril com apenas 70 voos diários para 25 cidades do país, mas Rio Preto não está entre elas.

Latam

A Latam Airlines Brasil informou pela assessoria de comunicação que “reduziu 90% de todas as suas operações internacionais e 40% de todas as operações domésticas”. Mas não mencionou a suspensão das atividades, porém haverá redução nos números de voos.

A companhia oferece cinco voos diários para São Paulo, aeroporto de Congonhas, e um voo para aeroporto internacional André Franco Montoro, em Guarulhos. A Latam também afirmou “que flexibilizou a todos passageiros as regras para alterações de passagens, tanto para voos cancelados quanto para demais voos ainda programados pela companhia”.

E orientou que “para evitar longas esperas por atendimento, a empresa recomenda que os passageiros deem preferência para alteração de suas viagens diretamente no site”, consta na nota.

Por Alex Pelicer em 26/03/2020 23:59
TerrasAlphaville