Cidades

Em reunião com o governador, Edinho pede autonomia para retomada da economia

Novas medidas serão anunciadas pelo Governo do Estado nesta quarta-feira às 12h

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, participou na tarde desta terça-feira, dia 26, de nova reunião virtual do Conselho Municipalista do Estado de São Paulo com representantes do governo para discutir a flexibilização da quarentena de forma regionalizada. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, durante sua participação afirmou que o plano será dividido em cinco fases, sendo a primeira a mais restritiva e a quinta a mais liberal. Cada fase obedecerá a critérios pré-estabelecidos pelo Estado e que serão divulgados durante a live do governador João Dória pelas redes sociais e transmitida pela TV Cultura. A expectativa é de que o novo plano de flexibilização passe a valer a partir do dia 1° de junho, segunda-feira.

“Nas próximas 20 horas nossa equipe irá aperfeiçoar os planos e apresentaremos amanhã durante a live diária a nossa proposta com caráter recomendatório”, afirmou a secretária. 

O governador do Estado, João Dória, afirmou que a “Quarentena Inteligente” levará em conta os planos apresentados pelos prefeitos que participam do conselho municipalistas. O prefeito Edinho Araújo reiterou a necessidade de autonomia dos municípios para que possam decidir, de acordo com suas realidades, sobre a abertura gradual da economia. 

“Reitero ao governador João Dória, ao Secretário de Desenvolvimento Regional e ao vice-governador Rodrigo Garcia, o pedido de autonomia aos prefeitos para que possam fazer a retomada da economia com responsabilidade e respeito à ciência e à medicina”, finalizou o prefeito. 

Além do prefeito e do governador, participaram da reunião o vice governador Rodrigo Garcia, DEM, o secretário Marco Vinholi, PSDB, o secretário de Desenvolvimento Regional, a secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, secretário de Saúde, José Henrique Germann, do Desenvolvimento Social, Celia Parnes, e secretários executivos do Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, secretário do Executivo do Desenvolvimento e Membro do Comitê de Contingência, Geraldo Reple e o diretor do Instituto Butantan e Coordenador do centro de Contingência, Dimas Covas.  Em Rio Preto estavam na reunião o prefeito Edinho Araújo, o vice-prefeito Eleuses Paiva, PSD, o presidente da Câmara, Paulo Pauléra, o chefe de gabinete, Zeca Moreira e três secretários: Comunicação, de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. 

Por Da Redação em 26/05/2020 19:27
Taflex 28/05/2020