Cidades

Primeira fase do Mercadão está pronta; permissionários podem começar reforma das bancas

Permissionários dessa área têm até dia 3 de junho para apresentar projetos; eles serão avaliados e liberados a partir de 8 de junho

A primeira parte da reforma do Mercadão, no lado da rua Jorge Tibiriçá, foi concluída e os permissionários já podem apresentar os projetos para iniciar a instalação de suas bancas. O prazo termina dia 3 de junho. Os projetos devem obedecer às regras estabelecidas num manual com as diretrizes técnicas e seguir os padrões para a emissão de laudos com respectivas responsabilidade récnica e registro de responsabilidade récnica.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Pedro Pessuto, disse que foi criado “um padrão de ocupação em conjunto com a Secretaria de Obras e o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact), em benefício dos comerciantes, dos usuários do Mercadão e do investimento que está sendo feito para a cidade”.

Os projetos que atenderem às regras serão liberados para início da construção dia 8 de junho. Pessuto lembra que “a primeira providência do permissionário é a contratação de profissionais capacitados para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e laudos ou projetos das instalações, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, e demais legislações aplicáveis”.

O manual é uma espécie de guia que orienta o permissionário em relação aos padrões de segurança, estéticos e estabelece outras regras que todos terão que seguir. Ele será aplicado após a conclusão da reforma do prédio. Ele ajuda a organização e a ocupação do espaço reservado à cada um. A previsão para a conclusão da reforma ainda é a prevista no cronograma original. Primeiro trimestre do ano que vem. Serão aproximadamente 70 bancas padronizadas. A próxima etapa será a área no lado da rua Silva Jardim.

A REFORMA

A reforma consiste na reorganização do layout interno com novos compartimentos; padronização de barracas e boxes; troca total das estruturas elétrica e hidráulica; implantação de acessibilidade e novos banheiros; troca de telhado; criação de decks externos nas ruas Jorge Tibiriçá e Silva Jardim; adequação de estacionamento; e restauro das características originais do prédio.

TRADIÇÃO

Ponto de encontro mais famoso de São José do Rio Preto, o Mercadão é sinônimo de tradição, amizade e qualidade. Inaugurado em 19 de julho de 1944, pelo então prefeito Ernani Pires Domingues, é uma das organizações comerciais mais antigas da cidade. Em 2007, foi escolhido pela população como uma das 7 Maravilhas de Rio Preto (juntamente a Basílica, Represa, Bosque, Palácio das Águas, Riopreto Shopping Center, Mercadão e Complexo da Swift). 

Por Rubens Celso Cri em 23/05/2020 13:00
TerrasAlphaville