Cidades

Rio Preto registra 44% de isolamento social no sábado

Os dados são do Sistema Inteligente de Monitoramento do governo do estado e divulgado com 24h de atraso; os números deste domingo serão conhecidos amanhã, segunda-feira

Mesmo com a ameaça da voltar para a fase 1, no Plano São Paulo de flexibilização, o isolamento social em Rio Preto não aumenta. Sábado, dia 27 de junho, registrou 44%, repetindo a média nos últimos sábados do mês. Ficou pouco abaixo da média do Estado. Entre todos os 104 municípios com mais de 70 mil habitantes onde ele é feito o isolamento ele foi de 48%. A capital paulista ficou em 49%.

Na sexta-feira, quando mais quatro regiões do estado que estavam na fase 2, cor laranja, tiveram que voltar para a fase 1, vermelha, o prefeito Edinho Araújo, MDB, fez um novo apelo para que o rio-pretense não saia de casa. As regiões na fase vermelha passaram de 5 para 9. Apenas a capital e mais dois grupos de cidades da Grande São Paulo superaram a fase 2 e foram promovidas para a fase 3, cor amarela.

O isolamento social não é uma dificuldade apenas para Rio Preto. Nenhuma das cidades monitoradas superou os 60% de isolamento de seus habitantes. São Sebastião, que mais isola no estado de São Paulo desde o começo da pandemia de coronavírus, ficou mais uma vez em primeiro, com 59%. Ubatuba e Ibiúna ficaram em segundo e terceiro lugares com 55% e 54%, respectivamente. São Paulo ficou em 14º lugar com o isolamento de 49%. Apenas duas cidades, entre as 104, ficaram na cor vermelha. Ela serve para designar as cidades com isolamento menor que 40%. São elas, Barretos, com 40%, e Presidente Prudente, com 39%. Elas foram as últimas colocadas.

O isolamento dos habitantes das cidades paulistas é feito pelas quatro empresas de telefonia móvel. Elas fazem um mapa dos deslocamentos dos telefones celulares e repassam ao Sistema de Monitoramento Inteligente, SIMI. Ele tabula os dados e repassa um mapa do Estado com as manchas mais e menos intensas e as respectivas porcentagens.

Por Da Redação em 28/06/2020 18:36
Taflex 28/05/2020