Cidades

Sem resultado do exame de Covid-19, família se recusa a retirar corpo da Santa Casa

Existe suspeita de óbito por Covid-19; a família alegou que sem resultado não sabe como fazer o velório. A Santa Casa disse que o corpo não pode permanecer lá por causa de possível contaminação

A morte de uma senhora no último sábado, dia 27, na Santa Casa de Rio Preto, causou uma grande confusão. Em um primeiro momento, a família se recusou a retirar o corpo. Alegou que sem o resultado do exame de Covid-19 não iria fazer a retirada porque não tinha informações de como proceder com o velório. A recusa da família levou a Santa Casa, por volta de 23h, a registrar um boletim de ocorrência. 

No Boletim, o funcionário do hospital alegou que o corpo não pode ficar lá por causa do alto risco de contaminação. Ele apenas seguiu um protocolo oficial. A ocorrência foi registrada para resguardar a Santa Casa de uma futura ação na Justiça. O corpo passou a noite no hospital e a diretoria havia decidido que, na próxima segunda-feira, dia 29, pela manhã ele seria removido. Não soube informar para onde seria levado.

Mas, na manhã deste domingo, ainda segundo a assessoria de imprensa, a família decidiu retirar o corpo e fazer o velório. A Santa Casa confirmou o registro do boletim de ocorrência, e após ter decidido que o corpo seria levado para outro local na segunda-feira pela manhã, foi informada que a família mudou de opinião e estava a caminho para removê-lo.

Ainda de acordo com informações da assessoria da Santa Casa, a senhora fez o exame de Covid-19, mas o resultado só deve ser conhecido na terça-feira, dia 30. A suspeita é que ela tenha morrido devido à doença. Nos casos de morte por causa não identificada, a regra é que o corpo seja levado para o Serviço de Verificação de óbito, SVO, no Hospital de Base de Rio Preto, ou mesmo para o IML. Mas, nesse caso, ninguém soube informar o que aconteceria caso a família não fosse retirá-lo.

A redação da Gazeta de Rio Preto entrou em contato com a Secretaria de Saúde e pediu informações sobre o protocolo em um caso como este. Mas, até o momento da publicação não recebeu a informação. Assim que receber, o texto será atualizado.

Por Da Redação em 28/06/2020 11:41
Taflex 28/05/2020