Cidades
Bares, restaurantes e salões podem funcionar a partir deste sábado
As praças de alimentação dos shoppings e serviços essenciais também. A maioria das atividades econômicas vai funcionar de segunda à sexta

Bares, lanchonetes, restaurantes e salões de beleza podem abrir as portas a partir deste sábado, dia 5 de setembro. A fase 3, amarela, entra em vigor a partir de amanhã, dia 5.
Além dos decretos compatibilizando a legislação municipal à estadual, as deliberações vão dar as regas e os limites com que cada segmento econômico, a depender da sua vocação, pode estabelecer para o seu funcionamento nos padrões estabelecidos pelo Plano São Paulo.
Portanto, obedecendo as regras estabelecidas nas deliberações bares, restaurantes, salões de beleza, praças de alimentação e todos os outros setores autorizados a trabalhar nessa fase podem abrir as portas. Após acordo entre a Prefeitura e representantes da classe, as academias abrem na segunda-feira, dia 7.
Deliberações
Segundo Miriam Wowk, diretora da Vigilância Sanitária, disse que neste sábado serão publicados 13 protocolos sanitários e 1 específico. Eles dão as regras para a reabertura a partir do momento da publicação. A partir da publicação, todos os estabelecimentos estão autorizados a reabrir. Mas, os protocolos sanitários proíbem a maioria de abrir aos sábados e domingos.
A seguir os horários de funcionamento e os protocolos.
Atividades essenciais:
dias e horários de funcionamentos habituais, conforme previsto em lei.
Atividades não essenciais
Serviços: de segunda a sábado, das 8h às 16h;
Comércios: de segunda a sábado, das 9h às 17h;
Shoppings: de segunda a sábado, das 12h às 20h.
Aos domingos, essas atividades devem permanecer fechadas.
Academias e demais práticas esportivas: as atividades devem ser individuais, respeitando distanciamento mínimo de 1,5m. Os horários dos treinos devem ser agendados.
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 10h e das 17h às 21h.
Salões de beleza, Barbearias e Centros de Estética
Os atendimentos devem ser agendados, para garantir o intervalo de tempo para higienização das estações de trabalho e utensílios. Estão proibidas a oferta de alimentos para consumo no local, inclusive café. Também estão proibidos os provadores de amostras.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Restaurantes, Bares e Lanchonetes
Restaurantes, Bares e Lanchonetes só poderão funcionar em áreas abertas ou bem ventiladas. O acesso será limitado a quatro pessoas por grupo e quatro pessoas por mesa, incluindo as crianças, e não será permitido o atendimento para pessoas em pé. A distância entre mesas deve ser de, no mínimo, 2,5m.
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 9h e das 11h às 17h.
Venda de bebidas alcoólicas
À medida que proíbe a venda de bebidas alcoólicas refrigeradas aos sábados e domingos e de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h continua válida para a fase amarela. A exceção são a venda pelo sistema delivery e em bares, restaurantes e afins, dentro do horário de funcionamento permitido.
Eventos
Práticas esportivas, participação em festas ou em qualquer evento com mais de três pessoas reunidas, continuam proibidos.
Gratuidade para idosos
A suspensão dos passes de ônibus gratuitos para idosos continua válida durante a fase amarela, de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30.
- Cidades2 dias
Mirassolense é preso em Rio Preto após tentar fuga pela contramão
- Cidades2 dias
Casal consegue furtar itens de loja no Centro, mas acaba abordado e preso
- Política2 dias
Prefeitura anuncia Marcondes de volta ao cargo de vice-prefeito
- Cidades2 dias
“Você vai levar um tiro na cara”, afirma assaltante para vítima em Rio Preto