Cidades

Restaurante vai abrir no jantar a partir de sexta-feira; diz que fase amarela permite

Prefeitura diz que o estabelecimento tem que se enquadrar nas regras e que ele está sujeito a autuações

O Restaurante Flor de Sal anuncia que vai abrir aas portas a partir da próxima sexta-feira, dia 18, entre terça e sábado, das 19h às 22h. O restaurante fica na XV de Novembro, no bairro Redentora. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Preto diz que, ainda na fase 3, cor amarela, os restaurantes são obrigados a fechar às 17h, como determina a Vigilância Sanitária. 
Segundo informações da Prefeitura “os estabelecimentos precisam seguir as determinações do Plano São Paulo, atendendo os horários e regras de distanciamento e higiene”. Fora das regras, “poderão receber autuações caso sejam denunciados”. 
 

O outro lado
O proprietário do restaurante, Thiago Caparroz, diz que não vai infringir nenhuma regra legal. Ele explica que o Plano São Paulo, após 14 dias em funcionamento, autoriza que os restaurantes abram as portas para o jantar, resguardadas as regras sanitárias. Ele diz que em nenhum momento ele vai infringir qualquer tipo de regra existente hoje. Afirma que o próprio Plano São Paulo de Flexibilização é quem dá a autorização. 

O Plano

Segundo as regras do próprio governo do Estado, o Plano São Paulo de Flexibilização da Quarentena autoriza que um restaurante, após 14 dias na fase 3, amarela, abra as portas para servir o jantar. A determinação faz parte da redação das regras do Plano São Paulo. 

A Prefeitura

Questionada para saber se ela vai autorizar a reabertura dos restaurantes para servir o jantar, a Prefeitura ainda não respondeu. Quando ela o fizer, o texto será atualizado.

Nota oficial da Prefeitura sobre o assunto

A Prefeitura de Rio Preto está adequando os horários de funcionamento para os estabelecimentos do ramo de alimentação e as mudanças serão publicadas na Deliberação 05/2020, caso o município permaneça na fase amarela do Plano São Paulo. Em caso de permanência, as mudanças serão publicadas e passam a valer a partir de sábado, 19 de setembro, visto que o decreto nº 18.682 que instituiu a deliberação 04/2020, com os regramentos da fase amarela, que entrou em vigor no dia 5 de setembro.

Matéria atualizada às 10h47.

Por Rubens Celso Cri em 16/09/2020 10:16