Cidades
Rio Preto avança para a fase amarela após 96 dias na laranja
Anúncio foi feito há poucos minutos, no Palácio dos Bandeirantes durante entrevista coletiva
Após de 14 semanas consecutivas na fase 2, laranja, o governo do Estado anunciou que Rio Preto passa a integrar o grupo de regiões que está na fase 3, cor amarela, no Plano São Paulo de Flexibilização da Quarentena. A informação foi dada em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes às 12h45.
Segundo o Plano São Paulo, a progressão passa a valer a partir do primeiro dia útil após o anúncio. Por causa do feriado na segunda, dia 7, o primeiro dia útil passa a ser terça-feira, dia 8 de setembro. Entretanto, há a expectativa de que o prefeito autorize bares e restaurantes a abrirem ainda hoje, e os salões e barbearias a partir de amanhã, sábado. Durante reunião com proprietários de restaurantes, na semana passada, Edinho Araújo prometeu que autorizaria os restaurantes a voltarem ao trabalho no dia do anúncio da progressão. Ele decide essa questão na tarde desta sexta-feira.
Mesmo com as restrições sanitárias e o isolamento social todos os empresários podem abrir as portas 8h ao dia.
O prefeito Edinho Araújo, MDB, deve editar decreto readequando a atual legislação municipal às novas regras estaduais. Acaba também o mini-lockdown.
O secretário de Saúde, Aldenis Borim, manifestou preocupação na entrevista coletiva que deu ontem. Para chegar na fase 3, amarela, Rio Preto tinha que ter um máximo de 75% dos leitos de UTI para Covid ocupados. Ontem pela manhã, dia 3 de setembro, Rio Preto estava com 70,8% dos leitos ocupados e, no final da tarde, em boletim do governo paulista, a ocupação era de 73,2%. Borim disse que os dados são tirados de uma média dos últimos sete dias. Até o dia 1º de setembro Rio Preto sempre esteve com a ocupação de leitos acima de75%.
A favor da região de Rio Preto estão os números de novos casos positivos e de internações nos últimos 15 dias. Os números caem todos os dias e a média de internações diárias que chegou a 30 pacientes há 15 dias caiu para 21 ontem.
Embora o secretário afirmou que a instalação de mais 24 leitos de UTI para Covid-19 tenha sido para evitar o sofrimento dos pacientes, a verdade é que eles ajudaram a colocar Rio Preto dentro da faixa das cidades que estão na fase 3, amarela.
Rio Preto esteve na fase 2, laranja, desde o dia 1º de junho, há 96 dias consecutivos. Antes, estava na fase 2, vermelha, onde apenas serviços essenciais podiam abrir as portas.
Existia uma expectativa velada. Associações de classe de empresários e trabalhadores, além do próprio mundo político, poderiam provocar um racha na base de apoio do governo do prefeito Edinho Araújo. Afinal, estamos há pouco menos de 90 dias de uma eleição municipal e as relações políticas na cidade podiam se esgarçar num momento delicado. A fase 3, amarela, distenciona o ambiente.
Com essa nova atualização, 95% dos Estado de São Paulo fica na fase amarela.
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são perseguidos no trânsito e agredidos por desconhecido
- Cidades2 dias
Jovem é agredida e ameaçada de morte por bandidos armados em Rio Preto
- Cidades2 dias
Corpo de desconhecido é encontrado em estrada de terra
- Mundo2 dias
Israel bombardeia Beirute; Irã promete resposta em caso de ataque