Redes Sociais

Cidades

Unidades do Sesc voltam a funcionar na região de Rio Preto

Nas unidades do Sesc Catanduva e Rio Preto a primeira etapa se inicia nesta terça-feira (15)

Publicado há

em

No final de agosto, as unidades do Sesc São Paulo iniciaram a retomada gradual de alguns cursos presenciais. O retorno às atividades físicas segue alinhado às recomendações do Plano São Paulo, estabelecido pelo governo estadual, e pelas determinações das prefeituras municipais, adotando as precauções necessárias para diminuir o risco de contágio e propagação do vírus. As visitas espontâneas às unidades continuam suspensas, por ora e o acesso será restrito a frequentadores inscritos nas atividades físicas.
 
Em função dos protocolos vigentes, não retornarão nesse momento os alunos que compõem o grupo de risco, entre os quais, aqueles com mais de 60 anos, bem como, crianças até 12 anos. As atividades serão oferecidas somente para alunos inscritos com agendamento prévio.
 
Os cursos retornarão gradualmente somente nas unidades que estiverem em regiões classificadas a partir da fase amarela no Plano São Paulo e que, caso haja regressão para fases anteriores, a oferta dos serviços poderá ser reavaliada. Assim, nas unidades do Sesc Catanduva e Rio Preto que já se encontram na fase amarela, o atendimento terá sua retomada no próximo dia 15, terça-feira. Já na unidade do Sesc Birigui, a retomada aconteceu em 25 de agosto.
 
“A ação do Sesc é bastante abrangente. Ela envolve a ação no campo da cultura, com todas as suas linguagens: na música, no cinema, no teatro, na dança, nas artes visuais. Mas o Sesc tem uma ação mais ampla, socioeducativa, na medida em que atua também com grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas de baixa renda”, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. “Queremos dar início à prestação de serviços que julgamos indispensáveis e fundamentais à população e ao trabalhador, e que podem colaborar para a integralidade do bem-estar individual e o desenvolvimento social”, completa. “É um renascimento. Tivemos que inventar um modo de fazer, primeiro no ambiente virtual, e agora no presencial. Faremos tudo com o cuidado e os protocolos necessários para a segurança de funcionários e do público para, em seguida, pensar no pós-pandemia”, finaliza o diretor.
 
As unidades estão sinalizadas com recomendações de autocuidado e segurança que
deverão ser seguidas pelo público, além de marcações que orientam o distanciamento físico adequado para a circulação no prédio, nas salas, elevadores e com a medição de temperatura na entrada. Álcool em gel e desinfetante ecológico serão disponibilizados para o público e os vestiários não serão utilizados para banho e troca de roupas, disponíveis apenas para necessidades básicas e assepsia das mãos; os sanitários também terão oferta reduzida à higiene básica. As rotinas das equipes de limpeza foram ajustadas a fim de intensificar a frequência de higienização das superfícies de contato e espaços confinados, como os elevadores, por exemplo, que estão programados para serem higienizados a cada 1h.
 
A Ginástica Multifuncional (GMF), a primeira atividade física a retomar o atendimento presencial, é composta de aulas como condicionamento físico, alongamento, exercícios integrados e aulas em grupo, ministrados por educadores do Sesc São Paulo. Neste momento, o formato das aulas contempla apenas atividades individualizadas, em atendimento aos protocolos vigentes durante o período de pandemia”.
 
Retorno das atividades físicas
Os alunos que retomarem as atividades físicas deverão sempre fazer o uso de máscara de proteção, inclusive durante a prática. O Sesc também não receberá novos inscritos para as modalidades e o número de alunos por turma será reduzido, para garantir o distanciamento físico, respeitando o limite de uma pessoa a cada 8m². Os alunos matriculados receberão as orientações necessárias para suas consultas e aulas por meio de contato telefônico, e-mail ou SMS.
 
Nesse primeiro momento não haverá cobrança de mensalidades, mas a atualização do exame clínico que habilita o aluno para a prática de atividades físicas será exigida. Alunos já inscritos, cuja Credencial expirou, terão sua validade prorrogada até 31 de outubro. Para consultar a validade da Credencial, o Sesc disponibilizou, gratuitamente, o aplicativo Credencial Sesc SP, que pode ser baixado no Google PlayeApp Store.
 
Como agendar as aulas

Para agendar seu horário, os alunos deverão acessar a Central de Relacionamento Digital do Sesc São Paulo, pelo link em que estará disponível a grade de atividades de cada unidade – que contempla intervalos maiores para a limpeza que ocorrerá entre as aulas ou entre as utilizações, garantindo a segurança na ocupação posterior desses espaços. Complementa esse processo a instalação de centrais de sanitização em todas as salas, com produto desinfetante ecológico para utilização do público na limpeza dos materiais esportivos de uso individual.

AS MAIS LIDAS