Cidades

Consciência Negra investe em temas urgentes à população

Secretaria da Mulher e Acirp se unem para debates, painéis, vídeos, concursos e campanhas

A Secretaria Municipal de Direitos e Políticas da Mulher, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia começa a comemorar nesta sexta-feira, 20/11, a data da Consciência Negra, em parceria com a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e secretarias municipais.

Além da programação permanente, do dia a dia, feita pela Secretaria, outras ações estão programadas como exposição de painéis, entrevistas, press releases, produção de artigos, produção de vídeos, entre outros.

“A conscientização e os debates sobre Consciência Negra  tornaram-se pauta permanente nas reuniões semanais da diretoria da Acirp para ampliação da consciência a respeito da temática, aumento das conexões sociais e reposicionamento constante da instituição, “ afirmou a secretária Maureen Cury, que conta com apoio forte de um dos diretores da entidade, o professor negro Osvaldo do Nascimento.

Será feita uma campanha positivista nas mídias sociais com o tema “Vista minha pele contra o racismo”, com relatos reais de pessoas contando como o racismo impactou suas vidas.

A Acirp fará Concurso Fotografias, com o tema “O que eu vejo no meu mundo – Consciência Negra” no qual a população amadora de posse de aparelhos celulares terá a oportunidade de se manifestar pelo registro de situações cotidianas relacionadas ao tema.

No dia 20/11 às 10h45, a programação inclui o painel “Igualdade Racial e Mercado de Trabalho”, apresentado por integrantes do Núcleo de Recursos Humanos da Acirp que congrega gestores de RH das empresas associadas, representantes da Associação Brasileira de Recursos Humanos, acadêmicos, empresários, membros do governo local e convidados.

A Secretaria também dará apoio institucional e financeiro à produção de documentário, “Fortalecimento de Identidades e de Direitos”, alinhado ao princípio constante nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. O lançamento no dia 20/11 às 18h30.

Como ação permanente, a secretaria tem investido no mercado de trabalho, com Oficinas Permanentes de Empregabilidade que serão oferecidas gratuitamente ao longo do ano em diversas regiões da cidade e também no formato digital.

Outra ação permanente é a produção de conteúdo (podcasts) sobre temáticas caras à população negra, além da gravação de experiências de especialistas e voluntários a respeito da Consciência Negra para divulgação à sociedade e debates.

Informações na Secretaria da Mulher: 3231-3826, com a professora Maureen e assessora Sandra.

Por Da Redação em 20/11/2020 22:00