Cidades

Rio-pretenses lançam site para evidenciar as relações entre recém-nascidos e os pais

Com recortes teóricos e fotografias o projeto evidencia a construção do psiquismo do bebê

Acaba de ser lançado o site oficial do projeto Palavras Para o Nascer – Do Parto ao Mundo (www.palavrasparaonascer.com.br), que foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020 e tem o intuito de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância dos momentos iniciais do bebê e do seu entorno para formação psíquica.

As idealizadoras do projeto, a psicanalista Cláudia Grisi Mouraria e a fotógrafa Nathalie Gingold, formataram um site explicando de maneira didática o processo de construção do psíquico da criança, com fotografias entre o relacionamento das mães com os seus bebês, recortes teóricos e explicações de como essa construção começa na gravidez (com as expectativas dos pais) e vai até os primeiros indícios de autonomia do bebê.

Nathalie Gingold, responsável pela exposição virtual diz que as fotos ajudam a ilustrar ainda mais essa relação da teoria psicanalítica relacionada ao vínculo inicial mãe e filho. “As pessoas podem ter acesso a estudos e as imagens em uma forma de entrar em contato com o assunto de maneira mais direta. Os personagens são famílias”.

Segundo Cláudia o psiquismo influencia diretamente no desenvolvimento orgânico da criança, ela ainda evidencia a importância desses vínculos afetivos e cuidados iniciais, que são chamados de constitutivos. “Os hábitos criados nos primórdios da construção do psiquismo irão impactar o bebê para o resto da vida, por isso a importância de laços afetivos criados nesse período”, diz.

O público confere também algumas informações e fotos sobre os Workshops de “Mãegrafia” que aconteceram em setembro e outubro deste ano.

Por Da Redação em 21/11/2020 01:33